Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas. Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....
A agenda gratuita reúne atrações locais e nomes nacionais como Marquinhos Lessa e Paulinho Mocidade
Na sexta-feira (01/12), no Centro Cultural Belchior (CCBel), a partir das 18h30, o grupo Samba Vadio celebra a data com um show informal, aberto a participações do público apaixonado pelo ritmo.
O palco do Mercado dos Pinhões recebe, a partir das 18h30, o grupo Essas Mulheres e o espetáculo que celebra a força e a beleza da mulher na música. Às 20h, o Grupo Maravilha traz o melhor do samba tradicional, com uma mistura cativante de ritmos brasileiros. A partir das 21h30, o carioca Marquinhos Lessa apresenta um show envolvente, cantando composições suas e clássicos do samba brasileiro.
No sábado (02/12), a programação segue em três outros espaços. No palco do Espigão de Fortaleza, na Beira-Mar de Fortaleza, às 17h30, o grupo Coletivo Zanzulim apresenta "Macaúba, Peito, Corda e Coração”, espetáculo sobre a vida do mestre popular do chorinho José Felipe da Silva, o Macaúba do bandolim. Na sequência, às 18h, será a vez do show do Marcus Caffé. A partir das 19h30, o grupo Samba pra Valer assume a festa. Para fechar a noite, a partir das 20h30, Paulinho Mocidade leva o público a uma viagem pela história do samba.
No Parque Rachel de Queiroz, a programação começa às 18h, com o show infantil do Grupo Pacote de Biscoito. Às 19h, Maracatu Leão de Ouro chega com toda sua tradição e energia. A partir das 19h30, o Grupo Samba do Zé sobe ao palco com o repertório do Bar do Zé Bezerra, uma das rodas de samba mais tradicionais de Fortaleza.
No Centro Cultural Belchior (CCBel), a partir das 17h, a Escola de Samba “Sambamor” fará uma apresentação, com a participação da comunidade local. Às 18h30, o Grupo DTF traz uma performance de dança e música, com um repertório que homenageia os grandes mestres do samba.
Pôr do Sol Especial
No domingo (03/12), o Projeto Pôr do Sol de Fortaleza terá uma edição especial no Projeto Praia Limpa, iniciativa do Grupo O Otimista, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza. A partir das 16h, Carlinhos Palhano e Samba de Mesa abrem o evento. Às 17h30, é a vez de Iracema Bode Beat. Na sequência, às 18h30, chega o Grupo Borogodó com a essência do samba de roda. Às 20h, o show do sambista Dudu Nobre encerra a programação.
Programação Especial - Dia do Samba (01 a 03/12)
01/12 - Sexta-feira
Mercado dos Pinhões
18h30 - Essas Mulheres
20h - Grupo Maravilha
21:30h - Marquinhos Lessa
Centro Cultural Belchior
18h30 - Samba Vadio
02/12 - Sábado
Espigão do Náutico
17h30 - Teatro: "Macaúba, Peito, Corda e Coração"
18h - Marcus Caffé
19h30 - Samba pra Valer
20h30 - Paulinho Mocidade
Parque Rachel de Queiroz
18h - Pacote de Biscoito
19h - Maracatu Leão de Ouro
19h30 - Samba do Zé
Centro Cultural Belchior
17h às 22h - Feira Oxente
17h - Escola de Samba Sambamor
18h30 - Grupo DTF
03/12 - Domingo
Espigão do Náutico - Projeto Praia Limpa
16h30 - Carlinhos Palhano e Samba de Mesa
17h30 - Iracema Bode Beat
18h30 - Grupo Borogodó
20h - Dudu Nobre
Centro Cultural Belchior
17h às 22h: Feira Oxente
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.