Pular para o conteúdo principal

Barceló comenta gol e vitória diante da Chapecoense: “Ganhar em casa, com essa torcida é um sonho”

  Atacante chegou ao terceiro gol nos últimos cinco jogos pelo Alvinegro Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Stephan Eilert/cearasc.com O jeito tímido de falar dá vez à garra em cada lance e à virilidade que dão fama aos jogadores de futebol de seu país. Uma das esperanças de gol do Ceará desde que chegou, Facundo Barceló vai ganhando espaço no Time do Povo e, neste domingo, chegou ao seu quinto gol na temporada e falou sobre o momento que vive no Ceará.  O último gol veio em um momento complicado do jogo contra a Chapecoense, partida em que o Ceará saiu atrás e teve no poder de reação uma das armas para conquistar os três pontos.  Mostrando presença de área, Barceló aproveitou passe de Jean Irmer, subiu mais do que a marcação e, como bom camisa 9, cabeceou para o gol praticamente vazio. Ao fim do jogo, o atacante falou sobre a emoção de celebrar mais um gol ao lado da Nação Alvinegra, além de citar a importância de mais uma vitória na busca pelo acesso.  “Isso tudo é lindo! Ga

Governador Elmano de Freitas assina decreto de tombamento definitivo do Sítio Histórico do Patu em Senador Pompeu

 Local funcionou como campo de concentração para retirantes da seca em 1932 e a preservação garante a memória deste capítulo da história cearense


Nesta segunda-feira (27), o governador Elmano de Freitas assinou decreto que firma o tombamento definitivo do Sítio Histórico do Patu. Agora, o conjunto arquitetônico localizado na área rural de Senador Pompeu (265 km de Fortaleza) integra o Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará.

O tombamento corresponde à capacidade de pesquisa, estudos e reflexão histórica que este espaço propicia. Marco de um trauma coletivo da sociedade cearense, o lugar foi utilizado como campo de concentração às vítimas da seca de 1932. É o único, dos sete espaços desta natureza instalados no Ceará, que permanece com ruínas de pé.

O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), atende a demandas da sociedade civil. Garantida via decreto, a salvaguarda protege os edifícios e instalações que ainda restaram do “Campo do Patu”.

“Tão importante quanto a preservação do Sítio Histórico, a medida traz à tona as histórias de vida das pessoas que ali estiveram e como a seca de 1932 institucionalizou as práticas de confinamento. É o reconhecimento de um crime contra a humanidade, em especial, contra os mais pobres”, anunciou, durante a assinatura do decreto, o governador Elmano de Freitas.

O tombamento preserva a volumetria, fachada e ambientes internos, sendo proibidas ações de demolição ou mutilação destes imóveis. Qualquer reforma, alteração, modificação ou restauro só é possível após licença prévia da Copam. Com cerca de 9 km², hoje, o lugar contribui para estudos acadêmicos e potencial desenvolvimento turístico da Região Central do Ceará.

Tombamento

O “Campo do Patu” funcionou de 1932 a 1933 e chegou, segundo estimativas, a confinar cerca de 20 mil pessoas oriundas de diversas partes do Estado. Mesmo com a escassez de documentos oficiais, existe a previsão de oito a 12 mil mortos enterrados em valas coletivas na região.

A importância do tombamento é reconhecer a existência de campos de concentração no Ceará. "É uma história dos flagelados da seca, das pessoas que foram submetidas a trabalhos forçados. Elas procuravam melhores oportunidades e eram colocadas nestes espaços praticamente para morrer. Essa memória está sendo finalmente reconhecida”, conta a coordenadora de Patrimônio (Copam), da Secult Ceará, Jéssica Ohara.

O primeiro pedido de tombamento para o Sítio Histórico do Patu aconteceu em 1996 e foi realizado pelo grupo “19-22”, liderado pelo advogado e ativista Valdecy Alves. Em julho de 2019, o sítio foi tombado como “patrimônio histórico-cultural municipal” pela cidade de Senador Pompeu. Sensível a décadas de reivindicações e espera pelo reconhecimento oficial, o Ceará concretiza o tombamento definitivo em 2023.

“Enquanto não saímos desse processo de apagamento, de fingir que as coisas não aconteceram, nunca iremos chegar ao consenso com nosso passado. É ter um entendimento do que aconteceu e tentar que essa situação nunca volte. Principalmente, quando pensamos nas novas questões climáticas que podem causar outras tragédias humanitárias. Temos que estar preparados para não repetir esses mesmos erros", finaliza Jéssica Ohara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.