Pular para o conteúdo principal

Sessão solene na Alece homenageia 25 anos do Instituto Centec

  Os 25 anos de fundação do Instituto Centec serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento será realizado nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no Plenário 13 de Maio. A sessão solene foi proposta por requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), subscrito pelos deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT). A criação do Instituto Centec em 1999 é fruto do incentivo do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que percebeu os frutos do extenso programa de educação tecnológica iniciado em 1995 com os Centros de Ensino Tecnológicos (Centecs) e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A sessão solene contará com homenagens aos fundadores da instituição e ao ex-deputado federal e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Ariosto Holanda, responsável pela implementação dos projetos dos CVTs e dos Centecs no Ceará. Ao longo de sua história, o Instituto Centec foi responsável por fo

Fortaleza registra emissão recorde de licenças e documentos em 2023

 Até 15 de dezembro foram mais de 200 mil licenças e documentos emitidos por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Destaque para o número de alvarás de construção que atingiu marca inédita pelo segundo ano consecutivo. 



O município de Fortaleza registrou, de janeiro até o último dia 15 de dezembro, 200.720 documentos e licenças emitidas por meio dos canais da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). O montante é o maior registrado nos últimos anos.


De acordo com a Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, o resultado reflete o ambiente de desburocratização de processos que a gestão municipal tem priorizado para facilitar a vida do cidadão. “Hoje, por exemplo, é possível solicitar um alvará de construção sem sair de casa, por meio do nosso canal urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br, que dispõe de um catálogo com mais de 50 outros serviços, que vão desde licenciamentos até consultas a legislação urbana e ambiental”, ressalta. 

Os dados de alvarás de construção emitidos em 2023 confirmam a eficácia da Governança Digital praticada pela Seuma. De janeiro a 15 de dezembro, foram 763 alvarás de construção emitidos, ultrapassando os 711 concedidos em 2022, que já havia sido inédito. 

“Nós apostamos em simplificar os processos de licenciamento através da criação de mecanismos tecnológicos, alterações na legislação e capacitação dos nossos servidores e dos usuários externos. Com isso, o empresariado tem uma percepção clara do que deve ser feito para licenciar, tem uma percepção de prazos, e tudo isso é muito importante para o ambiente de negócios", explica a titular da Seuma.  

A secretária destaca, ainda, o impacto que a modernização nos processos tem na economia. "No PIB do Ceará, especificamente de Fortaleza, o primeiro lugar é a indústria de serviços, o segundo é a indústria da construção civil. Existe um dizer econômico afirmando que quando a indústria da construção civil está bem, tudo vai bem, porque ela movimenta uma cadeia extensa e muito relevante para a economia. Então, o avanço nos nossos sistemas de digitalização representa um ganho substancial para a dinamização da economia da cidade, através da abertura de novos negócios”, conclui Luciana.

O canal de serviços da Seuma pode ser acessado por meio do https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/licenciamento. O cidadão também pode contar com o atendimento presencial na Secretaria, situada à Av. Dep. Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras, de segunda a sexta- feira, conforme calendário preestabelecido. Mais informações podem ser obtidas por meio do (85) 3452-6922. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.