ação deste sábado (02/12) teve por principal objetivo imunizar quem ainda não havia completado o esquema vacinal contra Covid-19
A Prefeitura de Fortaleza realizou, neste sábado (02/12), um mutirão de vacinação contra covid-19 e influenza. Ao todo, 14 postos de saúde foram abertos em regime especial, atendendo todas as seis coordenadorias regionais de saúde da Capital, para garantir a vacinação da população.
Como destacou a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, o objetivo principal foi imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a Covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para conter o aumento de casos positivos.
"Fortaleza está passando por mais uma onda da Covid-19 e a única vacina que protege contra as variantes ômicron, é a bivalente. Nós vacinamos 2,3 milhões de pessoas com as duas primeiras doses e todas elas estão aptas a receber o reforço. Desses mais de dois milhões de pessoas, apenas 430 mil tomaram a bivalente, cerca de 20% do público alvo, então é fundamental que aconteça uma mobilização para a vacina. A bivalente é muito importante, pois evita as hospitalizações e a mortalidade das pessoas doentes".
Além da Covid-19, Soldatelli reforçou a importância de se vacinar contra a influenza, em um contexto de proximidade do período chuvoso.
"A vacina da gripe está disponível para quem não se vacinou durante a campanha principal, que foi nos meses de abril e maio. Além do mutirão, ela ainda está disponível em todos os postos de saúde de Fortaleza", completou.
A engenheira Luciana Santana ficou sabendo do mutirão deste sábado pela televisão. Ela não perdeu tempo e foi logo marcando na agenda para se vacinar.
"No meu trabalho, várias pessoas já pegaram covid de novo. Felizmente, a maioria é de casos leves ou assintomáticos. A gravidade está sendo bem mais baixa, pois muitos já se vacinaram anteriormente. Então, tomar vacina é uma das coisas mais importantes que existe. Eu vim correndo para cá assim que soube da ação. Mesmo que a pandemia tenha passado, nós precisamos nos cuidar, pois vimos a eficácia da vacina".
A estudante Juliana Fernandes sairá do Brasil em breve para intercâmbio na França. Ela quer deixar o país com nenhuma pendência de saúde e foi com o pai se vacinar.
"Tá tendo um aumento grande de casos de covid, então é bom tomar logo a vacina para não ficar doente. Vou tomar duas hoje, a bivalente e a influenza.
Além disso, como eu vou viajar em breve e tenho que aproveitar ações como essa, pois quero ir com a saúde em dia".
Durante o mutirão, também foram disponibilizadas as vacinas de rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS), como hepatite e sarampo, para todas as faixas etárias.
Vacina bivalente contra covid-19
Para receber o imunizante bivalente contra a covid-19 é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a covid-19, ser maior de 18 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Em casos de sintomas gripais leves, a vacinação pode ser aplicada, mas em casos graves recomenda-se esperar 30 dias após o final dos sintomas.
Desde o início da vacinação, 7.302.788 doses contra a covid-19 foram aplicadas, além de 438.811 doses da vacina bivalente.
Influenza
A vacina contra a Influenza, conhecida comumente como vacina da gripe, pode ser aplicada em todas as pessoas maiores de seis meses de idade, incluindo gestantes e idosos, e deve ser tomada anualmente.
Pessoas com sintomas gripais, como febre e coriza, devem aguardar estar totalmente saudáveis para receber o imunizante.
De janeiro a outubro deste ano, foram aplicadas 635.852 doses da vacina contra a Influenza em Fortaleza.
Vacinas disponíveis para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP - atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).
Vacinas disponíveis para adolescentes
Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.
A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.