No último fim de semana, os catadores coletaram uma tonelada de resíduos nos polos da Praça do Ferreira e do Mercado dos Pinhões
O Re-ciclo, projeto da Prefeitura de Fortaleza responsável pela coleta seletiva na cidade, estará em dois polos do Ciclo Carnavalesco neste fim de semana. A operação será realizada pelos catadores credenciados na Praça do Ferreira na sexta-feira e no sábado (19 e 20/01), e durante os shows do Aterrinho da Praia de Iracema no sábado.
"No Ciclo Carnavalesco vamos ter mais uma vez a operação do Re-ciclo, garantindo a coleta seletiva dos materiais recicláveis produzidos na festa. O intuito é evitar que esses resíduos tenham uma destinação inadequada e que fiquem sujando ruas e praças. Com a coleta, esses resíduos vão para as associações de catadores onde serão vendidos para a indústria recicladora, gerando renda para os catadores", afirma o vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macêdo.
De acordo com ele, o Re-ciclo vai operar todos os fins de semana do Pré-Carnaval e no Carnaval. "O Re-ciclo está em nova fase, operando em grandes eventos da cidade, como o Réveillon, e agora se insere no Ciclo Carnavalesco. É uma medida que veio para ficar na cidade", completa.
No último Réveillon, o Re-ciclo foi responsável pela coleta de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis que geraram cerca de R$ 20 mil para os catadores credenciados.
Re-ciclo
O Re-ciclo é um programa gratuito de coleta seletiva em Fortaleza que conta com um sistema inovador de coleta porta a porta e agendamentos realizados por meio de uma plataforma online. É fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e conta com parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Ecofor.
O projeto atua hoje em parceria com associações locais, com aproximadamente 30 associados, que fazem a coleta de resíduos de 12 bairros da cidade. Desde o início das operações, em setembro de 2022, o Re-ciclo já coletou mais de 500 toneladas de materiais recicláveis e gerou aproximadamente 461 mil em renda para as associações.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.