Pular para o conteúdo principal

Quarta Turma afasta responsabilidade de transportadora em caso de leite adulterado

  A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que uma empresa contratada apenas para transporte não pode ser responsabilizada por vícios de qualidade do produto. Seguindo o voto do relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, o colegiado deu  provimento  ao  recurso especial  da transportadora e julgou improcedente a ação coletiva de consumo movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O processo envolvia o transporte de leite cru posteriormente identificado como adulterado. A turma fixou a tese de que "a empresa transportadora que se limita ao transporte de produtos entre agentes da cadeia produtiva, sem integração funcional na relação de consumo e sem defeito no serviço prestado, não responde objetiva e solidariamente por vícios intrínsecos do produto transportado, ante a ausência de  nexo causal  entre sua atividade e os danos suportados pelos consumidores." Empresa não teve ingerência sobre a qualidad...

MPCE requer na Justiça reforço nas equipes de investigação de homicídios em Juazeiro do Norte

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, entrou na Justiça, na última segunda-feira (22), com Ação Civil Pública para que o Estado do Ceará reforce a equipe policial do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e aperfeiçoe o atual Sistema de Informações Policiais (SIP), ferramenta on-line usada para controle de tarefas no órgão. Em vistoria feita pelo MP, foram constatadas irregularidades, como a ausência de controle de prazos dos inquéritos e número insuficiente de servidores.   

A Delegacia Regional de Juazeiro do Norte atende uma população de aproximadamente 270 mil habitantes. Mas no NHPP, que investiga os crimes de homicídios praticados na região, a equipe conta apenas com quatro escrivães, nove inspetores de polícia e dois delegados, que são responsáveis por aproximadamente 1.100 inquéritos policiais. Há, inclusive, diversos inquéritos policiais que estão em andamento há mais de uma década sem solução e desfecho.  
 

“ A quantidade se mostra insuficiente para o cumprimento da missão de investigar crimes gravíssimos, sem contar que o NHPP recebe mensalmente novos casos de homicídios tentados e consumados, e muitos destes em caráter de urgência, o que prejudica o andamento célere do passivo de inquéritos policiais que são obrigados a aguardar longos períodos para o cumprimento de diligências complementares, o que acarreta, em muitos casos, na perda de provas que se esvaem quando não há uma rápida investigação”, explica o promotor de Justiça Leonardo Marinho.  

Além disso, o Sistema de Informações Policiais (SIP) é precário e impossibilita o controle dos prazos dos procedimentos policiais, resultando na tramitação do inquérito por meses na delegacia de forma irregular.  

Antes de entrar com a ação, o Ministério Público expediu recomendação em 2023, visando melhorar as condições de trabalho no NHPP de Juazeiro do Norte, mas as medidas não foram acatadas pela Segurança Pública do Estado. O Governo informou apenas a realização de concurso público, sem apontar plano estratégico para solucionar a problemática.  

Na ação, o MPCE pede à Justiça que seja determinado, imediatamente,  ao Estado do Ceará para que reforce a equipe do NHPP com, pelo menos, mais dois inspetores, dois escrivães e um delegado, com a finalidade de solucionar inquéritos policiais em andamento há mais de dois anos, bem como proíba o deslocamento de servidores de outros núcleos e setores da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte para não acarretar prejuízos ao serviço policial das outras pastas que também sofrem com o pequeno número de servidores.    

O MP também requer o aperfeiçoamento do atual Sistema de Informações Policiais – SIP para organização interna e controle de prazos dos inquéritos policiais em integração com os sistemas eletrônicos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)e do MPCE para maior eficiência do serviço prestado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.