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CBMCE recebe a doação de duas cadelas do Corpo de Bombeiros do Tocantins

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma doação de duas cadelas da raça pastor-alemão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os animais são os primeiros de sua raça a integrar o CBMCE. Com quatro meses, Aisha e Agnes já iniciaram um treinamento intensivo que durará cerca de dois anos. Sob a orientação dos condutores capitão Eliomar Alves e soldado Brito, elas são treinadas para busca e resgate de pessoas, utilizando a metodologia de varredura de área, uma técnica desenvolvida para buscas de vítimas em desastres. As cadelas foram doadas pelo subtenente Mollo, do CBMTO, um cinotécnico conhecido por criar cães da linhagem sadonana, uma das melhores linhagens de cães de trabalho do Brasil. A chegada de Aisha e Agnes marca um avanço significativo para a equipe de resgate do CBMCE, ampliando suas capacidades e reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

6 marcas para quem quer investir de R$ 95 mil a R$ 2,5 milhões em Fortaleza em 2024

  6 marcas para quem quer investir de R$ 95 mil a R$ 2,5 milhões em Fortaleza em 2024

Quem quer investir em uma franquia tem opções em diversos segmentos e pode escolher entre micro franquias ou negócios que podem ser abertos com sócios-investidores, atingindo maior capital

 

Dr. Shape: segmento fitness em alta

 

São Paulo, 05 de fevereiro de 2024 – Quem deseja ter um negócio próprio contando com transferência de know-how tem no sistema de franchising uma boa opção.

A lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil, exige que o franqueador, aquele que concede a franquia ao investidor (o franqueado), transfira a ele know-how, ou seja, o ensine a operar o negócio. É o que diz, justamente, o Artigo 1º da lei de franquias:

Art. 1º  Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.

 “Para que se entenda melhor, a lei de franquias caracterizou a franquia como um sistema de negócios que obrigatoriamente transfere know-how, ou seja, sempre associado ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio. O franqueador cria um método de operação, administração de um negócio e o ensina ao franqueado”, explica Thais Kurita, advogada especializada em franchising.

 E essa transferência de know-how só existe quando o franqueador opera o negócio por um determinado período de tempo e o testa em diversas situações, mercados e condições. “Não adianta o empresário ter um negócio de sucesso em uma cidade e acreditar que ele terá o mesmo resultado em todo o Brasil. Nosso país é diverso em muitos aspectos e é preciso sérios estudos que ajustem desde o produto até a logística, operação, comunicação e muitos outros aspectos antes de franquear. Por isso, é necessário que haja experiência, mas também uma boa formatação do negócio e pilotos em mercados distintos”, alerta Neander Souza, consultor especializado em franchising.

Em relação às marcas, o investidor pode optar por investimentos diversos. Existem as micro franquias, aquelas cujo investimento vai até R$ 135 mil e devem oferecer a mesma estrutura e suporte equivalente a qualquer outra marca, seguindo sempre a lei de franquias, mas que são focadas no franqueado que operará seu negócio sozinho ou com poucos colaboradores, e as franquias com investimento variado, que partem dos R$ 136 mil e vão até alguns milhões de reais, sendo as que exigem maiores investimentos indicadas para grupos de investidores. “Vale lembrar que o retorno do investimento é sempre proporcional ao valor investido. É impossível investir R$ 50 mil e faturar R$ 1 milhão, porque todo investimento tem seus limites. O futuro franqueado deve desconfiar de propostas mirabolantes e ter os pés no chão”, concordam Thais Kurita e Neander Souza.

Conheça seis marcas que oferecem suas franquias e têm foco de expansão em Fortaleza em 2024:

 

 Dr. Shape – A maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil teve um ano bem equilibrado. Já são aproximadamente 70 lojas em todo o Brasil, sendo 14 novas delas foram vendidas em 2023 (entre inauguradas e em fase de implantação.  “Nossa expansão sempre foi cautelosa, com um excelente processo de seleção, para que nossos franqueados tenham total afinidade com o segmento e a marca. Queremos parceiros para projetos de longo prazo e nossa expansão continuará pelo Brasil todo em 2024, com previsão para mais dez lojas”, diz Roberto Kalaes, Diretor de Novos Negócios da marca. Nessa toada, a Dr. Shape, que completou recentemente 20 anos de mercado, também prepara sua expansão internacional para o começo de 2024. “Estamos finalizando um acordo com parceiros em Portugal e logo teremos notícias sobre o assunto”, adianta Felipe Kalaes, sócio-franqueador. A Dr. Shape é uma das franqueadoras que mais investe em suporte para sua rede franqueada. A marca mantém, além da consultoria de campo, uma plataforma que oferece treinamentos em diversas modalidades, de forma a melhorar a performance de franqueados e equipes. A novidade criada em 2023, que estará disponível em 2024, é a Universidade do Suplemento. “Ampliamos nossa plataforma de cursos on-line para que os franqueados e seus colaboradores, de todo o Brasil, possam ter acesso às aulas”, comemora Felipe Kalaes. O investimento em uma loja Dr. Shape inicia-se em R$ 250 mil.

 3 Brasseurs – A marca francesa 3 Brasseurs, conhecida no Brasil como 3B, primeira cervejaria artesanal francesa no Brasil, comemorou em 2023 dez anos de atividades no Brasil, com muito sucesso. E esse aniversário marcou para a empresa o início de sua expansão por franquias no Brasil, já que a marca passou a ser dirigida por um grupo de masterfranqueados brasileiros com grande experiência em franchising. “A ideia é levarmos a marca às capitais e, também, grandes cidades brasileiras”, comenta Leonardo Lamartine, um dos sócios da master franquia brasileira. Junto com os sócios Fernando Malutta, Janaína Boz e Luciano Fialho, Lamartine pretende chegar a 20 franquias em dez anos, nas principais capitais brasileiras e municípios-chave para a marca, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP); Balneário Camboriú (SC); Londrina, Maringá (PR); Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora (MG); Sinop, Sorriso (MT), dentre outras. Negociações avançadas estão acontecendo com potenciais franqueados para abrirem novas casas em Itu (SP), num grande complexo de entretenimento que se instalará na cidade; Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC). Além disso, há interessados em análise inicial para outras capitais. O investimento em uma unidade 3B inicia-se em R$ 2,5 milhões.

Finance Open Bank – Com 17 anos de mercado, a franqueadora atua com empréstimos, consórcios, financiamentos e seguros. Em 2022, a marca passou por uma grande estruturação para ampliar sua expansão por franquias, investindo em tecnologia, desburocratização e segurança em soluções financeiras de forma humanizada e clara para os clientes e pretende, a partir de 2024, atrair franqueados profissionais liberais dos setores de seguros, consórcios e correspondentes bancários. A marca conta com uma unidade própria, uma franqueada e mais quatro em implantação. Os planos para 2024 incluem de 15 a 20 franquias no Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A microfranquia exige investimento a partir de R$ 95 mil, com faturamento médio de R$ 12 mil mensais e prazo de retorno de 24 meses.

Novofio Clínica Capilar – A Novofio é uma rede de franquias que oferece Transplantes e Terapias Capilares com qualidade e eficiência médica. A marca busca franqueados em todo o Brasil, que se identifiquem com a área de Saúde e Beleza: médicos, profissionais de saúde, investidores e empresários que desejem investir no segmento, que tem alto potencial de retorno. Possui uma unidade própria e 13 franqueadas, com previsão para 2024 de abertura de 33 clínicas já comercializadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Pernambuco. O investimento médio é de R$ 450 mil. 

 B.LEM Padaria Portuguesa – O ano de 2023 foi de expansão criteriosa para a marca B.LEM Padaria Portuguesa. A marca alcançou, ao abrir lojas em Curitiba (PR) e Belém (PA), a marca de dez capitais com suas franquias, totalizando 50 unidades franqueadas pelo Brasil. A B.LEM atua com lojas em ruas e shoppings de grande movimento, nos formatos de lojas ou quiosques, e seus clientes procuram as delícias inspiradas na culinária portuguesa para consumo no local, levar para casa e até mesmo para presentear. “Tudo é produzido em nossas fábricas para abastecer as lojas, de forma artesanal, sem corantes ou conservantes. Estamos procurando investidores interessados no ramo de alimentação para acelerar ainda mais o nosso processo de expansão”, revela Pedro Nogueira, sócio-fundador da marca. Em 2024, a ideia é implantar um programa de fidelidade, já que os clientes da B.LEM Padaria Portuguesa costumam sempre voltar às lojas. “Quem consome nossos produtos fica fiel a eles”, pondera Nogueira. E, em relação à expansão, o franqueador é pé no chão: “Pretendemos crescer de forma consciente, aos poucos, com bons franqueados, construindo uma relação duradoura”, finaliza. Numa B.LEM Padaria Portuguesa, investem-se a partir de R$ 350 mil.

 The BBurgers – Foi um ano de desafios para a The BBurgers, hamburgueria gourmet com grande presença no Brasil. A The BBurgers focou-se na renovação total: toda a logística, os parceiros comerciais, fornecedores e contratos foram revistos para que a rede franqueada aumentasse sua competitividade. A marca também foi reposicionada, ganhando destaque no mercado por seu rebranding. Novo cardápio, produtos de maior valor agregado, investimento em delivery e parcerias foram investimentos realizados pela marca, que recuperou lojas com bom potencial. A marca possui 105 lojas em atividade e seu investimento inicial é de R$ 135 mil.

 

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