Fortaleza recebe Festival Bike Arte Brasil no Mucuripe O Festival é gratuito e acontece sábado e domingo (24 e 25/02) na Praça Castelo Encantado no Cais do Porto
Fortaleza vai receber, neste sábado e domingo (24 e 25/02), o Festival Bike Arte Brasil, que tem como foco a mobilidade urbana, o uso da bicicleta e o direito à cidade. O evento é gratuito e acontece na Praça Castelo Encantado (Cais do Porto). Na programação, que prevê oficinas, workshops e atrações musicais, a Prefeitura oferece o serviço do Bike sem Barreiras, promovendo passeios inclusivos com uso de bicicletas adaptadas, e orienta a população sobre o Re-Ciclo, programa gratuito de coleta seletiva por agendamento com uso de triciclos elétricos.
Fortaleza é destaque nacional em mobilidade urbana e políticas públicas para o uso de bicicleta. De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.
Com a nova política cicloviária Pedala Mais, a gestão vem investindo em infraestrutura e soluções inovadores para incentivar o uso da bicicleta, visando dobrar o número de usuários de bike na Capital, de 5% para 10%, pelos próximos 10 anos. Atualmente, a cidade possui 436,1 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados. A Capital deve alcançar a marca de 500 quilômetros de infraestrutura cicloviária até dezembro.
Festival Bike Arte Brasil
O Festival Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura. Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O evento também deve passar por São Paulo, Campinas, Blumenau e Manaus.
Composto por coletivos sociais, o festival surge como um ato de resistência e reivindicação do direito à cidade, buscando a valorização da cultura da periferia e promovendo a conexão com a rua e o meio ambiente. O evento também inclui apresentações teatrais, performances, aulas de pedal e mecânica comunitária para conserto de bicicletas, pedalada com os coletivos Servilost, Grau e BMX, além de roda de samba com Samba de Odé e Choro de Mulheres.
Bike sem Barreiras
O projeto Bike sem Barreiras, iniciativa promovida pela AMC em parceria com a Uninassau, é parte da programação do festival no sábado (24/02), de 15h às 19h, na praia do Mucuripe, nas proximidades do local do evento.
A ação de mobilidade inclusiva já é consolidada no calendário de esporte e lazer da cidade e promove passeios com uso de bicicletas adaptadas, beneficiando pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou autismo. Para participar, os interessados devem apenas apresentar documento de identificação com foto na tenda do programa.
O projeto dispõe de três modelos de bicicletas adaptadas. Um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos, conhecido como handbike; uma bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo acompanhante; e um modelo de bike composto, a The Duet por uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira, voltada para usuários com tetraplegia ou deficiência múltipla.
Programação
Sábado (24/02)
13h-19h: apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe), DJ Bugzinha (@bugzinha_) e Mecânica Comunitária com Evanesio Cicloficina (@biemex_house)
14h-17h: oficina Lambendo Memórias dos Caminhos do Grande Mucuripe com Crauá Coletiva Ambiental (@crauacoletivaambiental)
15h-18h: oficina Cria e Tinta com Cunhã (@osimprovaveis085 e @leticiaoliveira085)
15h-19h: aulas de pedal com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza) e Bike sem Barreiras, com AMC e Uninassau
15h30-16h30: Pedalada com Servilost + BMX e Grau (@servilost)
Saída: Farol Velho do Mucuripe
Chegada: Av. Vicente de Castro, 2000
16h30-17h30: performance urbana "Laudos": distribuição de mudas de plantas em bulas de remédios psiquiátricos (@banidaplataforma)
17h30-18h30: DJ Erivan (@erivanprodutosdomorro)
18h30-19h30: Batalha de rima com Batalha do Mirante
Intervenções artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink)
Domingo (25/02)
13h-19h: apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe), DJ Bugzinha (@bugzinha_), Mecânica Comunitária com Evanesio Cicloficina (@biemex_house)
13h-16h: oficina de Monociclo com Coletivo FusCirco (@fuscirco)
15h-16h: Pedalada com Servilost + BMX e Grau (@servilost)
Saída: Residencial Alto da Paz
Chegada: Via de Pedestre Leste-Oeste 01
15h-19h: aulas de pedal com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza)
16h-17h: Samba de Odé (@sambadeodeoficial)
17h-18h: performance urbana com palhaçaria com Grupo Garajal (@grupogarajal)
18h-19h: roda de choro de mulheres com Não Insistas, Rapariga (@naoinsistasrapariga)
Intervenções artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.