Pular para o conteúdo principal

Com gol de Marcelinho, Ferrão vence o Iguatu no primeiro duelo das Quartas de Final

  NOTÍCIA Com gol de Marcelinho, Ferrão vence o Iguatu no primeiro duelo das Quartas de Final 24 de Fevereiro de 2024   O Ferrão saiu na frente no primeiro duelo decisivo do Campeonato Cearense. Na tarde deste sábado (24), no Estádio Presidente Vargas, o Tubarão da Barra venceu a equipe do Iguatu por 1 a 0 no primeiro confronto das quartas de final. Os gols do Ferrão foram anotados por Marcelinho. Após um início de partida sem muita inspiração, a partida apresentou um ritmo equilibrado em seus primeiros minutos. Aos quatorze minutos, o Ferrão apresentou perigo ao adversário. Em cobrança de falta, o atacante Ciel lançou para a grande área e parou na defesa do arqueiro rival. Após esse lance, o Tubarão aumentou seu ritmo em campo e buscou ocupar os espaços do adversário. Numa das chances corais, em cobrança de escanteio, o placar quase foi aberto após cabelo de Vinícius Alves. Apesar da movimentação, o placar seguiu para o intervalo sem alterações no marcador. Na segunda etapa, o comanda

Prefeito Sarto participa da abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza e anuncia execução de 75% do plano de governo

 

O gestor municipal apresentou um balanço da gestão no último ano e divulgou projetos para 2024


Sarto fala no plenário da Câmara
"Eu vim prestar contas do que temos feito e do que pretendemos fazer em todas as áreas”, destacou Sarto (Foto: Marcos Moura)

O prefeito Sarto participou, nesta quinta-feira (01/02), da sessão solene de abertura do 1º Período Legislativo de 2024 da Câmara Municipal de Fortaleza. Durante o seu discurso, Sarto realizou um balanço da gestão, que já conta com 75% das ações do plano de governo executadas, e apresentou projetos do município para este ano, com metas e prioridades para o semestre.

Veja a apresentação do balanço da gestão

“A Câmara é os olhos, ouvidos, coração e pele do ser vivo que é a cidade. Eu fui vereador e sei muito bem a importância que tem o poder legislativo. Aqui, vereadores e vereadoras, inclusive da oposição que fazem a crítica republicana, buscam construir uma cidade melhor, e isso é de extrema importância para a democracia. Eu vim prestar contas do que temos feito e do que pretendemos fazer em todas as áreas”, destacou Sarto.

consultório odontológico
Das ações em saúde, foram destacados o pacote de obras com reformas e implantação de postos, CAPS, farmácias polo e UPAs

O poder legislativo municipal atua em parceria com o poder executivo para garantir a execução de ações que beneficiam a população de Fortaleza. Entre os projetos colocados em pauta, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos fortalezenses, foram aprovados mais de R$ 2,8 bilhões em recursos para mobilidade urbana, saúde, educação, infraestrutura e manutenção de serviços prestados, além do orçamento para 2024, com previsão de R$ 13,1 bilhões.

O atual presidente da Câmara, vereador Gardel Rolim, destacou a parceria entre os entes: “O momento em que a cidade vive é muito importante, não à toa Fortaleza é a cidade mais buscada pelos turistas do Brasil, a que mais gera emprego e renda do Norte e Nordeste, com o maior PIB do Nordeste. Fortaleza vive um momento de prosperidade muito grande e isso é fruto de uma parceria entre poder executivo, executando a política pública, e o parlamento, que colabora com tudo isso, apreciando matérias e leis e entregando ao poder executivo muitas vezes ferramentas para que a cidade viva esse momento”, afirmou.

Durante seu discurso, o vereador também apresentou alguns projetos aprovados pela Câmara que beneficiaram os fortalezenses, entre eles o passe-livre estudantil, conquista histórica para a classe.

Após discurso inicial, Sarto realizou a apresentação do balanço da gestão em 2023, destacando ações em diversos setores, entre saúde, educação, mobilidade, juventude, habitação, economia e meio ambiente.

Educação

Sarto iniciou sua fala enfatizando que o piso será pago aos professores da Rede Municipal, conforme reajuste salarial reivindicado pela categoria. Além da demanda dos docentes, outras ações foram elencadas. Entre elas, o concurso na área, que empossou 1.821 professores no ano passado, a construção de 29 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) e de 13 novas escolas, sendo 10 em tempo integral.

Saúde

Das ações em saúde, foram destacados o pacote de obras com reformas e implantação de postos, CAPS, farmácias polo e UPAs, criação do Tuk Tuk dos Remédios e do Vem Saúde, além das atualizações do Aplicativo Mais Saúde, criação da telemedicina e a reforma dos hospitais Gonzaguinha e Frotinha de Messejana. Sarto também relembrou o início da construção da Escola Pública de Saúde, a criação da gerência de Saúde Bucal e a expansão da oferta de exames e procedimentos.

Em 2024, foi lançado o edital do maior concurso da história da saúde do município, com oferta de 2.241 vagas.

Infraestrutura

Em 2023, mais de 64 obras foram entregues e outras 220 estão em andamento. Entre elas, estão a drenagem da Avenida Heráclito Graça, a entrada do Bom Jardim, a requalificação da Praia de Iracema e a construção da Ponte dos Ingleses, além da finalização da última etapa do Vila do Mar. O Proinfra, maior programa de infraestrutura social da história da cidade, já beneficiou mais de 112 mil famílias em 735 ruas.

Juventude

Durante esta gestão, mais de 800 mil jovens foram atendidos por programas e projetos da Prefeitura. Destes, 30 mil receberam capacitação pelo Juventude Digital e outros 10 mil foram beneficiados (número anual). Em relação às obras, o município entregou o novo Cuca Pici e deve entregar uma nova unidade no Mucuripe.

Em destaque na área, foi apresentado a implantação do Passe-Livre Estudantil, com concessão de mais de três milhões de passagens gratuitas até o momento.

Mobilidade

Na área da mobilidade, mais de 430km de malha cicloviária foram implantados, com previsão de ampliação através do programa Pedala Mais. Além disso, foram abertos três terminais (José Walter, Washington Soares e Praça Coração de Jesus), além do Terminal José Walter, com obras em 75% de conclusão.

Economia

costureira usando uma máquina
O programa Costurando o Futuro conta atualmente com 13 ateliês colaborativos

Fortaleza é o maior PIB do Nordeste pelo 4º ano consecutivo, sendo a capital que mais gera empregos no Norte e no Nordeste. Através dos programas de empregabilidade e capacitação, o município tem avançado na geração de emprego e renda. O programa Nossas Guerreiras já beneficiou mais de nove mil mulheres com crédito orientado. O Costurando o Futuro, por sua vez, conta atualmente com 13 ateliês colaborativos para costureiros.

Na área de capacitação, o Fortaleza Mais Futuro conta com mais de nove mil pessoas beneficiadas com cursos do Senai e Senac. Já o Fortaleza Capacita formou mais de 60 mil pessoas com cursos do Sebrae. O Fortaleza Bilíngue, criado no ano passado, beneficiou mais de 70 mil estudantes com cursos de línguas.

Urbanismo e Meio Ambiente

Entre parques e lagoas, foram entregues a primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz e a Lagoa do Mondubim, e estão em andamento a segunda etapa do Parque Passaré, a Lagoa da Messejana e o Parque Rio Branco. Também foram entregues seis microparques, eleito um dos três melhores projetos sustentáveis do mundo pelo Seoul Design Award for Sustainable Daily Life - 2023. Além disso, mais de 80 mil mudas de árvores foram plantadas no último ano, totalizando mais de 230 mil mudas em toda a gestão.

Habitação

A política habitacional do município incluiu, no último ano, a entrega de quase 800 unidades habitacionais, além da entrega de 2,8 mil papéis da casa nova e de 800 banheiros reformados ou construídos do zero. Em andamento, está o Reurbfor, que pretende ser o maior programa de regularização fundiária da história de Fortaleza.

Segurança Cidadã

Foram entregues cinco novas torres de segurança, criação do grupo especializado Maria da Penha com a entrega de 10 viaturas exclusivas para uso do grupo. Também foi criada a Central de Operações Integradas da Beira-Mar, com entrega de 10 viaturas. A Inspetoria de Salvamento Aquático e a Inspetoria de Ciclopatrulhamento da Beira-Mar e Praia do Futuro foram beneficiadas com bicicletas, viaturas, equipamentos de proteção individual, quadriciclos e motos aquáticas.

Em andamento está a obra da Base do Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada ao lado do Paço Municipal, além do concurso da Guarda Municipal, com oferta de mil vagas.

Turismo

No turismo, além da criação do projeto Pôr-do-Sol e do selo Fortaleza Pet Friendly, Fortaleza realizou o maior Réveillon da história na virada de 2023 para 2024, com três dias de festa com atrações nacionais e internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.