Na madrugada do dia 8 de julho, terça-feira, seis filhotes de periquito cara-suja ( Pyrrhura griseipectus ), espécie ameaçada de extinção, foram soltos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A ação marcou a terceira soltura de periquitos cara-suja na reserva e representa mais um passo do projeto Refaunar Arvorar , iniciativa que busca reintroduzir aves nativas ameaçadas de extinção no Ceará. Ao todo, oito indivíduos foram soltos durante a madrugada: seis filhotes e dois adultos oriundos de uma apreensão do IBAMA em combate ao tráfico de animais. Quatro dos filhotes nasceram do casal resgatado, e os outros dois foram integrados ao grupo após serem acolhidos de outra ninhada, vinda da região da Serra de Baturité. Os quatro filhotes em questão nasceram no dia 14 de abril, na própria Serra das Almas, após a chegada do casal de periquitos que foi reabilitado pelo Parque Arvorar, i...
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou a soltura de animais silvestres na região da serra da Ibiapaba. A ação ocorreu em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo foram soltos cinco animais, de cinco espécies diferentes. A ação ocorreu na última quinta-feira, (22) e sexta-feira (23).
Os animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e foram enviados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), que recuperou esses espécimes até o dia da soltura. Abaixo está a lista completa de espécies que foram soltos:
vem-vem (Euphonia chlorotica)
tico-tico (Zonotrichia capensis)
tamanduá (Tamandua tetradactyla)
guaxinim (Procyon cancrivorus)
cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
Durante a ação, a Semace realizou o recolhimento de animais silvestres que foram resgatados na cidade de Sobral. Estes animais foram encaminhados para o Cetras, onde serão reabilitados para retornarem à natureza.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.