Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Governo do Ceará e Banco Mundial discutem colaboração e investimentos em H2V no estado

 

Reunião no Palácio da Abolição teve representantes do Governo do Ceará, Fortescue, Fiec e IFC – principal braço do Banco Mundial para o fortalecimento do setor privado nos países em desenvolvimento

Uma reunião técnica, realizada na manhã desta sexta-feira (22), no Palácio da Abolição, reuniu representantes do Governo do Ceará, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Federação das Indústrias (Fiec), Fortescue (primeira empresa a obter licença prévia para uma planta de hidrogênio verde no Ceará) e a IFC (International Finance Corporation),  principal instituição do Banco Mundial voltada para o fortalecimento do setor privado nos países em desenvolvimento, com vistas ao combate à pobreza. O principal objetivo do encontro foi discutir potenciais áreas de apoio da IFC no Ceará no tocante ao hidrogênio verde (H2V) e infraestrutura relacionada. Capitaneada pela gerente senior de Inovação e Negócios, Diep Nguyen-Van Houtte, a comitiva teve acesso à infraestrutura necessária para o desenvolvimento do hub do H2V, bem como o status do projeto da Fortescue no Complexo do Pecém e possíveis áreas de colaboração com a IFC.

Presidente do CIPP, Hugo Figueiredo destacou as vantagens competitivas do complexo e disse que o Pecém está preparado para receber os empreendimentos do hub de H2V, entre outros. “Desde 2002, o Complexo do Pecém tem um planejamento estratégico para agrupar essa variedade de empresas com diversas atuações e está atualizando esse plano com a chegada do hidrogênio verde e também da Transnordestina”, disse. Segundo ele, o Ceará está à disposição do IFC do Banco Mundial para discutir os projetos. “O Ceará pode avançar muito com essas novas oportunidades”, disse.

O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, explicou que o Governo do Estado tem dialogado com o setor privado, representado pela Fiec, não somente no que diz respeito ao hidrogênio verde, mas em relação a toda cadeia produtiva. “Não existe estado forte sem empresas fortes e competitivas” e chamou atenção para a importância de um Estado equilibrado e sustentável do ponto de vista fiscal, para fazer os investimentos necessários ao desenvolvimento econômico. “É importante vocês saberem que o Ceará tem essa cultura de equilíbrio fiscal, que o setor privado está se desenvolvendo e que o setor público está equilibrado para poder fazer os investimentos também em infraestrutura”, pontuou.

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, comentou que o interesse do Banco Mundial em financiar projetos locais é resultado do trabalho que vem sendo realizado em conjunto pelo Governo do Estado, Federação das Indústrias e universidades. “Eles estão entendendo essa sintonia”, afirmou, acrescentando que “em 70 anos, nós nunca tivemos uma chance tão grande de mudar a vida das pessoas com sol e vento, exatamente do que a gente reclamava e que, hoje, com certeza, representa o futuro, a mudança e paradigma de futuro das pessoas nos próximos anos”.

Segundo Cavalcante, a transição energética já é uma realidade no Ceará e as perspectivas são as melhores possíveis, porque, conforme destacou Diep Nguyen-Van Houtte, a IFC dispõe de fundos e o organismo tem interesse em investir no estado, porque o Brasil, junto com a Índia e a China, desponta na área das energias renováveis no mundo. Na visão do Banco Mundial, é estratégico investir em H2V no Brasil e o organismo está disposto a assumir riscos, podendo apoiar desde a fase de pré-projetos, passando por infraestrutura e participação acionária, atém financiamentos de longo prazo e trazendo investimentos. Para o Banco, o Brasil tem um diferencial muito importante porque existe um mercado que se desenvolve internamente e não apenas para exportação. E esta é considerada uma grande vantagem competitiva. O Ceará já produz, 1,3 GW de energia renovável.

O country manager da Fortescue no Brasil, Luis Viga, apresentou um panorama do projeto para produção de hidrogênio verde da empresa no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com investimentos de cerca de R$ 20 bilhões e destacou para os executivos do IFC que o potencial do Brasil e do Ceará para liderar a transição energética é enorme. “As vantagens que o Brasil tem em comparação a outros, como o custo menor da energia renovável, qualidade e disponibilidade dos recursos solares e eólicos, redes de transmissão espalhadas pelo território, entre outros, são poderosas. O desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde não só contribui para a descarbonização, mas para a neoindustrialização do país, trazendo oportunidades para outros setores como fertilizantes e aço verde”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.