Pular para o conteúdo principal

Homem é preso com 400 m de fios de cobre furtados no Aeroporto de Fortaleza

  Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) durante a noite deste sábado (30), nas imediações do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Ele foi capturado após ser flagrado com cerca de 400 m de fios de cobre furtados de uma instalação subterrânea no acesso ao estacionamento do aeroporto. Uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), do posto fixo no saguão dentro do Aeroporto, foi acionada para atender a um chamado de furto. No local indicado, os policiais não localizaram o suspeito, mas, após diligências nas imediações, conseguiram encontrá-lo transportando o material furtado. O homem foi preso em flagrante e conduzido ao 10º Distrito Policial, onde foi autuado por furto.

Unidade da Rede Sesa, HRN implanta projeto-piloto nacional de metodologia que monitora síndrome gripal

 Integrando a Rede Sentinela do Ministério da Saúde (MS), o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, foi escolhido para implantar o projeto-piloto de uma nova metodologia de vigilância de síndrome gripal. Serão gerados relatórios para fortalecer esses serviços nas 308 unidades de saúde da rede no país. A Sentinela é uma estratégia do MS que funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde.

O HRN recebeu visita técnica de uma equipe composta por técnicos do Ministério da Saúde, da Superintendência da Região Norte da Sesa e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos. O objetivo foi conhecer os fluxos dos serviços de vigilância de vírus respiratórios e discutir estratégias de fortalecimento.

As visitas aos hospitais pretendem aprimorar os indicadores de vigilância sentinela para síndromes gripais, segundo a assessora técnica do Ministério da Saúde, Walquíria Almeida. “Por meio da análise dos indicadores poderemos embasar os dados e avaliar se os hospitais da Rede Sentinela dão hoje respostas que consigam identificar os vírus circulantes e possam sinalizar surtos e epidemias”, avalia.

O médico epidemiologista do CDC de Atlanta, Will Clara, explicou que a escolha do HRN para dar início ao projeto teve relação com as características do hospital. “A unidade é referência na região e tem potencial para melhorar a qualidade do monitoramento de longo prazo”, avalia.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência da Região Norte da Sesa, Arminda Evangelista de Moraes Guedes, explicou que estão sendo realizadas visitas de monitoramento para aprimorar a atuação das unidades sentinela. “Estamos monitorando o funcionamento das ações de vigilância epidemiológica e ampliando essa atuação”, ressalta.

Rede Sentinela

A Rede Sentinela é uma estratégia do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipos), que funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde. O programa trabalha em atuação conjunta  com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) do Governo Federal.

Em 2000, com a circulação endêmica de vários vírus respiratórios e com distintos cenários epidemiológicos identificados a cada ano, o Brasil criou o sistema de vigilância das síndromes respiratórias para o monitoramento dos vírus de influenza no país, a partir de uma rede de hospitais sentinela de síndrome gripal.

O HRN recebeu o selo de vigilância sentinela da síndrome gripal em 2021. Além do HRN, participam da Rede Sentinela outras unidades da Rede Sesa: Hospital de Messejana (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), em Fortaleza; e Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

Segundo a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRN, Maria Josimar Bezerra, o objetivo é monitorar a circulação de vírus respiratórios, conhecer a proporção de síndromes gripais entre o total de atendimentos realizados na unidade, identificar as variantes sazonais e a distribuição dos vírus por faixa etária, além de promover cepas virais para a formulação de vacinas de influenza, fornecer informações oportunas e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento, além de estabelecer medidas de prevenção e controle relacionados à síndrome gripal. “Com essa nova metodologia, o Hospital Regional poderá ajudar muito mais na prevenção e controle das doenças de síndromes respiratórias agudas”, explica Bezerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.