Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) dá um passo decisivo rumo à modernização da gestão hídrica no Ceará com a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO). O novo equipamento recebeu investimento de R$ 546.105,60 e representa um avanço significativo na eficiência operacional, segurança e tomada de decisões estratégicas. O CCO passa a centralizar o acompanhamento de 18 estações de bombeamento distribuídas em diferentes regiões do estado, permitindo uma visão integrada e em tempo real dos sistemas operacionais. A iniciativa garante mais agilidade nas respostas, otimização dos recursos e maior confiabilidade das estruturas hídricas. Para o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, esse é um importante avanço operacional para o Ceará. “Com o Centro de Controle de Operações, a Cogerh amplia sua capacidade de atuação remota, podendo acionar qualquer estação de bombeamento mesmo a quilômetros de distância.” O presidente da Cogerh, Yuri Castro, assegura q...
Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras
Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza
Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza, nesta sexta-feira (26), o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras.
Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada.
A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampados em pinturas, fotografias, ilustrações, instalações e performances expostas na Casa Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.
Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da edição, com a obra Côrte mascarada - Maracatu flor da senzala, da série “COVID-19” (2020) em exposição.
A exposição segue aberta para visitação gratuita no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim até 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Os agendamentos para visitas em grupos podem ser solicitados pelo e-mail: monitoria.cbdecamocim@gmail. com
Salão de Abril
A 75ª edição do Salão de Abril é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Visita guiada em libras
Data: 26 de abril
Horário: 13h
Local: Casa Barão de Camocim
(Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.