Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar prende suspeito e apreende arma e drogas em Sobral

  Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de um homem, de 24 anos, e na apreensão de uma arma de fogo e entorpecentes. A captura ocorreu nesse sábado (31), no bairro Santa Casa, em Sobral – Área Integrada de Segurança Pública 3 (AIS 3) do estado.   Durante patrulhamento do 4º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (4º BPRaio), as equipes policiais receberam denúncia indicando que um suspeito estaria armado e comercializando drogas no corredor de um condomínio da região.  Com as informações, foi montado um cerco no local. Ao perceber a presença policial, o suspeito tentou fugir pelos telhados das residências próximas, sendo monitorado por meio de drone, o que possibilitou sua localização em um quintal de imóvel aparentemente abandonado. Durante a abordagem, o homem foi capturado e detido. Com o suspeito, foi apreendida uma bolsa contendo 25 gramas de maconha e quatro gramas de cocaína, uma pistola calibr...

Iniciativas para incluir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas é tema de debate no TCE Ceará

 Gestores escolares estaduais e municipais, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e representantes da sociedade participaram de encontro sobre a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica, que ocorreu na sede do TCE Ceará, na terça-feira (30/4). O evento foi formado por palestras que discutiram a relevância da temática, prevista no art.26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996. Na oportunidade, foi divulgada a execução de auditoria de conformidade sobre inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial no ensino fundamental e médio (processo nº 37372/2023-4).


A abertura foi realizada pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, que destacou o interesse da Corte de Contas em envolver, em suas fiscalizações, temas de impacto na sociedade. “Existem três motivos principais que motivam esse evento e esta auditoria: de ordem legal, de justiça e de sabedoria. Não basta só haver a celebração de datas comemorativas, é preciso haver ações que possam garantir a implementação do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação pública”, explicou o presidente, que complementou: “Precisamos nos apropriar dos conhecimentos dos povos originários do país e dos que contribuíram para a formação do nosso povo. A mentalidade que nos trouxe à situação atual não deve ser a mesma que vai nos tirar dela.”

O servidor do TCE Ceará, Manuel Salgado, que faz parte da equipe de auditoria – conduzida pela Diretoria de Fiscalização de Temas Especiais II, unidade da Secretaria de Controle Externo (Secex) –, informou os procedimentos e etapas deste trabalho. “As questões que serão investigadas nesta auditoria envolvem a existência de norma e de materiais didáticos e paradidáticos sobre o assunto, da formação dos profissionais de educação e da disponibilidade de recursos financeiros para realizar ações”, informou Manuel. Durante o encontro, foi distribuída a mais recente edição do Controle em Ação, que mostra, em linguagem simples e com recursos visuais, as atividades de planejamento desta auditoria de conformidade.

O primeiro painel expositivo foi formado pela professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Zuleide Fernandes de Queiroz, e pela secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves Jenipapo. Zuleide Fernandes fez uma análise da legislação relacionada à temática, em especial, a Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDB, para inclusão da história e cultura afro-brasileira, e estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar; e a Lei nº 11645/2008, tornando obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

A professora também abordou o processo de apagamento histórico dos povos indígenas e negro, que foi intencional e decorreu por vários motivos, como a visão eurocêntrica de quem começou a escrever a história do Brasil, a desvalorização da diversidade étnico-racial e cultural e a falta de reconhecimento identitário e de pertencimento. “Precisamos reconhecer as desigualdades raciais, repudiar atitudes preconceituosas, inclusive em ambiente escolar, e abordar uma visão crítica da história”, apontou Zuleide, ao explicar os resultados esperados com a inclusão das temáticas no currículo das escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.