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Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

Iniciativas para incluir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas é tema de debate no TCE Ceará

 Gestores escolares estaduais e municipais, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e representantes da sociedade participaram de encontro sobre a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica, que ocorreu na sede do TCE Ceará, na terça-feira (30/4). O evento foi formado por palestras que discutiram a relevância da temática, prevista no art.26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996. Na oportunidade, foi divulgada a execução de auditoria de conformidade sobre inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial no ensino fundamental e médio (processo nº 37372/2023-4).


A abertura foi realizada pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, que destacou o interesse da Corte de Contas em envolver, em suas fiscalizações, temas de impacto na sociedade. “Existem três motivos principais que motivam esse evento e esta auditoria: de ordem legal, de justiça e de sabedoria. Não basta só haver a celebração de datas comemorativas, é preciso haver ações que possam garantir a implementação do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação pública”, explicou o presidente, que complementou: “Precisamos nos apropriar dos conhecimentos dos povos originários do país e dos que contribuíram para a formação do nosso povo. A mentalidade que nos trouxe à situação atual não deve ser a mesma que vai nos tirar dela.”

O servidor do TCE Ceará, Manuel Salgado, que faz parte da equipe de auditoria – conduzida pela Diretoria de Fiscalização de Temas Especiais II, unidade da Secretaria de Controle Externo (Secex) –, informou os procedimentos e etapas deste trabalho. “As questões que serão investigadas nesta auditoria envolvem a existência de norma e de materiais didáticos e paradidáticos sobre o assunto, da formação dos profissionais de educação e da disponibilidade de recursos financeiros para realizar ações”, informou Manuel. Durante o encontro, foi distribuída a mais recente edição do Controle em Ação, que mostra, em linguagem simples e com recursos visuais, as atividades de planejamento desta auditoria de conformidade.

O primeiro painel expositivo foi formado pela professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Zuleide Fernandes de Queiroz, e pela secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves Jenipapo. Zuleide Fernandes fez uma análise da legislação relacionada à temática, em especial, a Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDB, para inclusão da história e cultura afro-brasileira, e estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar; e a Lei nº 11645/2008, tornando obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

A professora também abordou o processo de apagamento histórico dos povos indígenas e negro, que foi intencional e decorreu por vários motivos, como a visão eurocêntrica de quem começou a escrever a história do Brasil, a desvalorização da diversidade étnico-racial e cultural e a falta de reconhecimento identitário e de pertencimento. “Precisamos reconhecer as desigualdades raciais, repudiar atitudes preconceituosas, inclusive em ambiente escolar, e abordar uma visão crítica da história”, apontou Zuleide, ao explicar os resultados esperados com a inclusão das temáticas no currículo das escolas.

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