A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado. Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...
Um fanzine é uma publicação gráfica artesanal produzida por pessoas que gostam de um tema em comum. E foi esse o recurso escolhido pelas equipes de Terapia Ocupacional e Psicologia da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para oficinas de integração com pacientes e cuidadores. A ideia foi produzir um livreto com o tema “Minha vida na Casa de Cuidados”, com recortes de jornais e revistas, em alusão ao aniversário do equipamento, celebrado no dia 24 de junho.
“O fanzine tem a proposta de montar uma mensagem a partir de um determinado tema. Como o aniversário da Casa de Cuidados está chegando, fizemos essas oficinas para os pacientes relatarem o que sentem e vivem na Casa como uma retrospectiva. Depois de finalizado, cada um explica o que quis transmitir na mensagem, promovendo troca de experiências e criação de laços afetivos”, explica Gardênia Leão, terapeuta ocupacional da CCC.
Recortes, desenhos, frases, cada um monta à sua maneira, sendo uma forma de criatividade e expressão de sentimentos. “É um momento terapêutico, pois promove autocuidado, alta expressão, autonomia e nostalgia ao relembrar momentos marcantes”, complementa Hellany Gomes, psicóloga da Casa.
O paciente José Roberto Candido Paiva, 56, é conhecido na CCC pela habilidade com trabalho manual. Carpinteiro e marceneiro, ele interrompeu os trabalhos devido a um acidente de trânsito. Porém, encontrou na arte uma forma de relaxar e ter momentos de satisfação. “Já criei diversos objetos com papel, cartolina e papelão, é uma forma de preencher o tempo ocioso e buscar inspiração, trabalhando a mente. Eu crio uma peça já pensando na próxima”, conta.
Sobre a experiência com fanzine, ele conta que o maior sentimento proporcionado foi de saudade. “Fiz amizades com profissionais e outros pacientes. Estou prestes a receber alta e só tenho boas lembranças daqui. O fanzine me fez reviver esses momentos, por isso foi uma experiência gratificante”, relembra.
Para celebrar o aniversário de três anos, a Casa de Cuidados contará com programação nos dias 24, 27 e 28 de junho, que envolverá doação de sangue, apresentações de trabalhos (incluindo os fanzines dos pacientes) e palestras de convidados.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.