Pular para o conteúdo principal

Nota de Pesar: Daniel Levi Cardoso Gomes

  O Fortaleza Esporte Clube recebe, com o mais profundo pesar, a notícia do falecimento de  Daniel Levi Cardoso Gomes . Sua partida precoce deixa familiares e amigos enlutados. Amigo fiel do Clube da Garotada, o pequeno Daniel Levi era figura certa nos jogos do Leão e, sempre que possível, representava o Fortaleza usando o Manto Tricolor como sua segunda pele. O Fortaleza agradece imensamente todo o apoio, amor e carinho de Daniel Levi e deseja muita paz nos corações de quem ele deixa a saudade eterna. Descanse em paz!

Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançam Programa Kariri Criativo

 Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançam Programa Kariri Criativo


A iniciativa propõe fortalecer os pilares da educação para competências criativas e o desenvolvimento de territórios criativos em municípios do Cariri cearense


SAMU37_DSC6935.jpg

O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançaram, na noite de terça-feira (4), o Kariri Criativo. O Programa, um projeto piloto a ser realizado no Ceará, assume o desafio da formulação, implementação e monitoramento de uma política de Estado para a Economia Criativa, reconhecendo o lugar estratégico das expressões e dos produtos culturais da região para a construção de uma nova agenda de desenvolvimento. 


O lançamento aconteceu em Crato, durante evento realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Na ocasião, também foi assinada a Instrução Normativa que amplia o alcance da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora, a Lei Rouanet permite o apoio a programas de alcance territorial. Esta medida viabiliza a execução do Programa.


“Quero agradecer ao Henilton Menezes e a Cláudia Leitão, que aceitaram a pensar esse programa, em como poderíamos fazer para desenvolver um programa que pudesse fomentar a economia e os setores criativos do nosso Brasil. E escolhemos, junto com o MinC e com o Banco do Nordeste, começar aqui pelo Cariri, exatamente por reconhecer a efervescência do local. Começamos por aqui, mas a ideia é que possamos espalhar por todo o Ceará.”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.


Ainda de acordo com a Titular da Secult Ceará é preciso desenvolver a estratégia: “Precisamos saber o que estamos fazendo, onde vamos investir, avaliar e monitorar. Precisamos profissionalizar a política pública de cultura e a gestão cultural, para que de fato a Cultura possa transformar a realidade dos nossos territórios”, disse.


Lei Rouanet


Com a Instrução Normativa assinada em solo cearense, a Lei Rouanet amplia sua cobertura a programas de alcance territorial. “Passamos a remodelar esse mecanismo da Lei Rouanet, pensando que ele poderia deixar de ter uma lógica que só financiava produtos e serviços culturais — festivais, discos, livros, restauro de patrimônios históricos — e passasse a também enxergar o território como lugar de desenvolvimento local e sustentável a partir da cultura brasileira”, explica secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes.


“Em 30 anos, a Lei Rouanet já transformou a vida de muitas pessoas. Então, é muito bom saber que podemos renovar e transformar dessa maneira que nós estamos transformando aqui agora.”, complementa a ministra da Cultura, Margareth Menezes.


Ainda de acordo com a ministra: “Nós estamos dando mais um passo para melhorar, fortalecer e fazer o acontecimento cultural do País ser do tamanho e da qualidade que o Brasil é, com a qualidade que a cultura brasileira e os artistas brasileiros merecem”, disse na ocasião.


Kariri Criativo


O Kariri Criativo está dividido em dois eixos estratégicos. O eixo 1,  “educação para competências criativas”, prevê, entre as metas, a entrega do observatório (Cariri de Economia Criativa).  Trata-se de um hub com instituições e pesquisadores de áreas diversas, voltado à produção de conhecimento no campo da Economia Criativa. Subsidiando, assim, a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para o Cariri. 


Além disso, também estão previstos cursos livres, cursos técnicos e tecnológico. Os cursos livres visam a construção do projeto político-pedagógico de uma Escola Livre de Economia Criativa, que possa oferecer cursos, nos formatos físico e digital, para o Cariri e as demais regiões do Ceará.


Os cursos técnicos, por sua vez, visam a elaboração de matriz curricular e suas ementas, além dos procedimentos didático-pedagógicos de três Cursos Técnicos de Nível Médio, em três setores da Economia Criativa, para serem ofertados nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral.


O curso tecnológico, é a estruturação de um Projeto Político Pedagógico do Primeiro Curso de Graduação Tecnológica em Economia Criativa a ser ofertado no Brasil, com o reconhecimento dos conteúdos e dos componentes curriculares, com ênfase no empreendedorismo, na experimentação, na prototipagem e na inovação.


Já o segundo eixo do programa, Territórios da Cultura, prevê o reconhecimento e organização do Ecossistema Criativo do Cariri; a construção e pactuação de uma Carteira de Projetos Estratégicos para o fortalecimento da Economia Criativa do Cariri; e o desenvolvimento e implementação da plataforma (web) do Programa Kariri Criativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.