A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta quinta-feira (3) que a estatal do petróleo quer aumentar o volume de gás natural escoado para a costa, de forma que o combustível possa chegar mais barato às indústrias. “Quanto mais gás a gente conseguir trazer para costa, mais barato será esse gás para a sociedade”, declarou Chambriard, durante apresentação a jornalistas do pacote de investimentos de mais de R$ 33 bilhões no refino e na indústria petroquímica no estado do Rio de Janeiro. O plano de negócios engloba a integração entre a Rota 3, de escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Sudeste, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), todas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Perguntada se os investimentos podem ajudar a baixar o preço do gás natural, insumo de grande relevância para a indústria, usado tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima de produtos como fert...
Senge-CE oferta três cursos gratuitos a associados em julho
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) irá ofertar três cursos gratuitos aos associados neste mês de julho. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Permanente do sindicato.
O primeiro curso será o de Modelagem da Informação da Construção, ministrado pelos doutores em engenharia Alexandre Bertini e Renata Luna. Com duração de 12h, a capacitação ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 18h30 às 21h40.
O segundo curso será o de Perícia Judicial com ênfase na Construção Civil, liberado pelo engenheiro civil e advogado Osmar Delboni Júnior. As aulas ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de julho, também das 18h30 às 21h40.
Por fim, os associados também poderão ampliar o conhecimento através do curso Fundamentos de Metrologia e Estatística Básica para o Cálculo da Incerteza de Medição, ministrado pelo mestre em engenharia Clídio Richardson Gonçalves de Lima. Este ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, das 18h30 às 21h40.
Todas as oportunidades possuem 12 horas de duração e capacidade máxima de 25 vagas, além de ser ministrados em auditório do próprio Senge-CE.
“O Programa de Capacitação Permanente do Senge-CE visa promover a capacitação, atualização tecnológica e o aprimoramento profissionais dos profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências, em temas atuais, demandados pela categoria ou que oportunizem o empreendedorismo”, destaca a presidente do sindicato, Teodora Ximenes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.