Setor de serviços lidera o avanço com alta de 35,8%, seguido pelo comércio e indústria, consolidando o ambiente de negócios favorável no estado. O estado do Ceará continua demonstrando um forte dinamismo econômico em 2025. De acordo com o balanço divulgado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número de novas empresas constituídas entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2025 chegou a 132.901. Este volume representa um crescimento expressivo de 28% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 103.813 novos negócios. O saldo positivo reflete não apenas a confiança do empreendedor cearense na economia, mas também a efetividade das políticas de desburocratização e simplificação do registro empresarial. O Desempenho por Setores Ao analisar os segmentos econômicos, o setor de Serviços se mantém como a grande locomotiva do empreendedorismo no estado. Foram 91.442 novas constituições em 2025, contra 67.346 no ano anterior, resultando em um aumento de 35,8...
Senge-CE oferta três cursos gratuitos a associados em julho
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) irá ofertar três cursos gratuitos aos associados neste mês de julho. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Permanente do sindicato.
O primeiro curso será o de Modelagem da Informação da Construção, ministrado pelos doutores em engenharia Alexandre Bertini e Renata Luna. Com duração de 12h, a capacitação ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 18h30 às 21h40.
O segundo curso será o de Perícia Judicial com ênfase na Construção Civil, liberado pelo engenheiro civil e advogado Osmar Delboni Júnior. As aulas ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de julho, também das 18h30 às 21h40.
Por fim, os associados também poderão ampliar o conhecimento através do curso Fundamentos de Metrologia e Estatística Básica para o Cálculo da Incerteza de Medição, ministrado pelo mestre em engenharia Clídio Richardson Gonçalves de Lima. Este ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, das 18h30 às 21h40.
Todas as oportunidades possuem 12 horas de duração e capacidade máxima de 25 vagas, além de ser ministrados em auditório do próprio Senge-CE.
“O Programa de Capacitação Permanente do Senge-CE visa promover a capacitação, atualização tecnológica e o aprimoramento profissionais dos profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências, em temas atuais, demandados pela categoria ou que oportunizem o empreendedorismo”, destaca a presidente do sindicato, Teodora Ximenes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.