Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros resgata criança na Pedra do Cruzeiro em Quixadá

  1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal Corpo de Bombeiros resgata jovem na Pedra do Cruzeiro em Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. A princípio, nesta quarta-feira (11), por volta das 21 horas, os bombeiros militares de Quixadá, foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para uma ocorrência de resgate de uma criança na Pedra do Cruzeiro, no centro de Quixadá. Prontamente, a guarnição formada pelo sargento Menezes (chefe do socorro) e os soldados Pinheiro, Otton e Sampaio se deslocou até o local. Assim, se resgatou uma criança de 9 anos, que havia sofrido uma queda, estava consciente e orientada, mas sentindo fortes dores na parte da clavícula. Imediatamente, a guarnição fez a imobilização da vítima na prancha de resgate. Em seguida, a equipe do Samu Ceará, que estava no local, assumiu os cuidados e levou a criança para a UPA de Quixadá. Prevenção Criança sempre precisa estar acompanhada por adulto nestes casos.

Herói e estudante, João Nogueira Jucá, é homenageado em evento realizado pelo CBMCE

 O ato de heroísmo e solidariedade de João Nogueira Jucá é lembrado e simbolizado por meio da Medalha João Nogueira Jucá do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizou na manhã dessa sexta-feira (9), no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), a solenidade anual em honra ao herói cearense e patrono dos estudantes, João Nogueira Jucá. No evento, esteve presente a secretária executiva de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil, Joelise Collyer, como também o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa.

Para o comandante-geral do CBMCE, a história do herói João Nogueira Jucá, inspira até hoje.  “A medalha de bravura do Corpo de Bombeiros, que é a comenda mais difícil de ser conquistada dentro da instituição, recebe o seu nome. Além disso, todos os anos, em meados do dia 11 de agosto, o Corpo de Bombeiros organiza uma cerimônia em homenagem ao jovem herói, onde reunimos a família Jucá, membros do Hospital Geral Dr. César Cals, os ex-alunos do Colégio São João, entre outras personalidades, com o objetivo de preservar a memória de João Nogueira Jucá através das gerações”, ressalta José Cláudio Barreto de Sousa.

Também estiveram presentes na homenagem, Teresinha Ponte Jucá, viúva de José Jucá Neto, irmão do estudante, e Danielle Jucá, sobrinha do herói João Nogueira Jucá. Além de Luiz Carlos Aires Barreira Nanan e Geilson Cajuí, respectivamente presidente e vice-presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá. Na ocasião, houve a apresentação da banda de música do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).    

Conheça João Nogueira Jucá

Há 65 anos, no fim de tarde do dia 4 de agosto de 1959, um incêndio, provocado por uma explosão, ocorreu no depósito de tubos de éter, oxigênio e outros produtos inflamáveis, na então Casa de Saúde César Cals, hospital localizado no centro da cidade de Fortaleza. 

Foi esse estrondo e a desordenada correria, que chamou a atenção do jovem estudante João Nogueira Jucá, de 17 anos, que estava passando em frente ao hospital. O jovem, não se conteve e adentrou o prédio em chamas, iniciando com coragem o trabalho de salvamento das pessoas que ali se encontravam.

“Meu pai sempre contou para gente que ele (João) era muito solícito, com a família, com os amigos, era uma pessoa calma, gostava muito de estar sempre presente caso alguém precisasse. Ele estava sempre sorrindo, era amigo, sempre procurava as pessoas. Sempre estava apto se alguém precisasse de ajuda”, conta Danielle Jucá, sobrinha do herói.  

Cerca de vinte minutos após a primeira explosão, outra veio a ocorrer, muito mais intensa e devastadora, causando mais pânico e maior número de vítimas. Entre essas, o estudante João Nogueira Jucá, relembram os familiares.

Testemunhas afirmam que o jovem, mesmo depois de atingido pelas labaredas, continuou socorrendo vítimas, persistindo nesse trabalho até sentir falta da sua disposição para tanto. 

Sem forças, João foi levado à Assistência Municipal, hoje Instituto Dr. José Frota, sendo imediatamente atendido na unidade de queimados. Depois de dias de sofrimento, João Nogueira Jucá, faleceu no dia 11 de agosto de 1959, Dia do Estudante. 

Medalha João Nogueira Jucá

O ato de heroísmo e solidariedade de João Nogueira Jucá é lembrado e simbolizado por meio da Medalha João Nogueira Jucá do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O sargento Medeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que durante o treino de natação de seu filho, presenciou um afogamento e agiu prontamente, realizando diversos procedimentos para salvar a vítima, foi um dos homenageados com a medalha. “A medalha representa para mim a comprovação do ato heróico do João Nogueira Jucá e o ápice da minha vida como bombeiro. Todo mundo percebe o bem que a gente faz quando a gente atua, mas quando você faz o bem diretamente a uma pessoa, quando você traz essa pessoa de volta à vida, quando você vê o fio de vida acabando e Deus permite que ele volte por meio das suas mãos, você se sente um instrumento por meio dEle, isso é muito maravilhoso”, lembra o sargento.

Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá

Para manter viva a memória do herói, foi criado o Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, por meio de um requerimento de autoria do então deputado estadual Elmano de Freitas, no dia 17 de novembro de 2021. O Comitê foi lançado em uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa no dia 30 de junho de 2022, durante o ano de comemorações pelos 80 anos do nascimento do estudante. 

“O Comitê tem essa institucionalização de manter viva a memória do estudante, João Nogueira Jucá, levando a história dele para escolas, através de palestras. Além de visitas aos locais que são relacionados a ele, como escolas e sessões solenes na Câmara Legislativa”, afirma o vice-presidente do Comitê, Geilson Cajuí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.