Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fica neutro nesse Segundo Turno

 Desde o início da minha gestão, tenho a honra de governar Fortaleza para todos e sinto muito orgulho do que já realizamos e ainda vamos realizar. Temos muitos desafios, é verdade. Mas sempre dediquei o melhor do meu trabalho para liderar uma equipe que vem fazendo uma administração exemplar, à altura do meu amor e carinho pela cidade que me acolheu ainda criança e à qual devo tudo o que sou.  O sentimento é de dever cumprido e, sendo um defensor da democracia, expresso minha gratidão ao povo fortalezense pela confiança depositada até aqui. Contudo, me preocupo com os rumos da Cidade, diante das duas candidaturas que disputam agora o segundo turno das eleições. Uma delas tenta implantar uma soberania nociva e a outra representa muitas incertezas. Diante disso, após conversar com as diversas forças que me apoiaram, anuncio que decidimos pela neutralidade. Desse modo, as nossas lideranças poderão livremente estabelecer diálogos para a construção de caminhos e propostas para a nossa cidad

*CCBNB recebe sábado, 28/9, show de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena cearense. Saiba mais sobre a história do grupo e a nova formação*





 *CCBNB recebe sábado, 28/9, show de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena cearense. Saiba mais sobre a história do grupo e a nova formação*


O Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena musical cearense a partir do final dos anos 1990, realiza um show especial de retorno aos palcos, após longo tempo de intervalo em uma carreira longeva e multifacetada. A apresentação acontece *neste sábado, 28/9, às 18h, no CCBNB Fortaleza* (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), com entrada franca, em noite que também tem show da cantora e compositora Fabíola Líper com o pianista Thiago Almeida, seguindo de uma terceira apresentação, coletiva, em celebração à MPB. Tudo com *entrada franca*, como em toda a programação do CCBNB.


O Cinco em Ponto foi um dos participantes mais frequentes nos encontros de corais e grupos vocais, além dos festivais de canções autorais. 


No show de retomada, neste sábado, atendendo a convite do produtor cultural e compositor Dalwton Moura, o grupo apresentará a íntegra do repertório de seu disco, "Seara", relembrando canções de autores/as cearenses. O quinteto contará com Adelane Delmondes, Annalies Borges, Celiane Teixeira, Lorena Almeida e Simone Sousa.


A apresentação às 18h deste sábado no CCBNB Fortaleza também contará com o violão de Victor Hugo Santiago e a percussão de Jefferson Portela, ladeando as cantoras na imersão pelo repertório do disco "Seara".


O CD conta com texto de apresentação assinado pela eterna mestra e maestrina Izaíra Silvino, que destaca: "Sigo as trilhas, embevecida! Canções que desafiam qualquer instante e brotam fortes! Íntima fruição! Coração harmonizando-se à harmonia das vozes destas mulheres! Quinze anos em construção, e elas, só encantamento, (desen)cantam os brotos e fecundam nosso cenário com suas cenas, imagino as penas. E pronto. Não tem riacho comprido que empate o viajar destas meninas".


*O repertório do disco "Seara"*


No repertório do disco que será a base do show de retorno do grupo, neste sábado, uma fotografia importante de um entrecruzar de gerações da música cearense, com destaque para autores/as das décadas de 90 e 2000, mas incursões também a outros períodos. Uma seleção que demonstra a riqueza, a intensidade e a força da nossa música, ao mesmo tempo ensejando reflexões sobre os grandes desafios para que compositores/as pudessem continuar se dedicando prioritariamente à música, à construção de carreira, ampliação de repertório e gravações, presença continuada na cena, ao seu saber, à sua arte.


As 15 canções do disco são "Romance da donzela" (Adauto Oliveira), "Cinema carruagem" (Rogério Franco, Paulo César Oliveira e Alan Mendonça), "Baião carcará" (Lenine Rodrigues e Francélio Figueiredo), "Clara vida" (Fernando Rosa e Janaína Lopes), "Breu de mim" (Jácio Cidade e Marcus Rocha), "É assim o meu amor" (Mário Mesquita e José J. Pinto), "Desafio" (Vera Barros), "Na lua cheia dessa solidão" (Fernando Crateús, Rogério Lima e Evaristo Filho), "Disneylândia (Fantasma)", de Isaac Cândido e Marcus Dias, "Sementes", de Zélia Fernandes, "Solo feminino" (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), "Sina de cantor" (Rogério Franco/Serrão Castro), "Coco de embalo" (Fernando Rosa), "Canto de coco pra Azuleika e Asa branca" (Abidoral Jamacaru), "A bolha" (Aroldo Araújo e Raimundo Cassundé) e "Paisagens" (Tarcísio José de Lima e Marcelo Melo).


*Nomes de destaque atuaram no disco*


O disco foi gravado pelas cantoras Celiane Teixeira, Drica Montenegro, Emiliana Paiva, Janaína Lopes, Simone Sousa, Vera Barros e Zélia Fernandes. 


O álbum teve participação do histórico Quinteto Agreste, arranjos de Simone Sousa, Aroldo Araújo e Tarcísio José de Lima.


Alencar Jr., Lula e Antônio Correia foram os técnicos de gravação, enquanto Anfrísio Rocha, Airtinho Montezuma e Lula assinaram a mixagem, com a masterização a cargo de Airtinho e Marcílio Mendonça.


A direção musical foi de Simone Sousa e a direção instrumental, de Fernando Rosa. As fotos, de Helder Freitas. O projeto gráfico, de Alexandre Santos. A produção, do próprio grupo Cinco em Ponto.


*Mais sobre a história do Cinco em Ponto*


Pioneiras em Fortaleza como grupo formado exclusivamente por vozes femininas, o Cinco em Ponto surgiu no cenário artístico cearense em 1996.


Seu repertório sempre foi composto por música popular brasileira, reunida em três shows: "Voz do Morro", resgate do autêntico samba de morro; "Seara", homenagem ao talento dos compositores cearenses, e "Onze Anos", no qual comemorou o aniversário de sua primeira formação (que data de 1992) cantando músicas que marcaram sua trajetória.


Além de toda a trajetória na cena musical cearense, o grupo marcou presença em eventos musicais no Maranhão, no Rio Grande do Norte e em Alagoas. Em 2003 participou do Festival da Canção de Camocim, defendendo a canção "Breu de Mim", de autoria de Jácio Cidade e Marcus Rocha. Foi selecionado para participar da I Mostra Petrúcio Maia de Música Cearense, promovida pela Secultfor e, em 2010, foi chamado para a Mostra Sesc de Música Cearense, em Juazeiro do Norte-CE.


Participou da gravação de vários discos importantes para a música cearense, como "Solo Feminino", de Pingo de Fortaleza; "Verdastelaj Brasilajoj", disco em esperanto do maestro Tarcísio Lima; "Guaramiranga", de Fernando Rosa; e Bora! coletânea do movimento Ceará Autoral Criativo, reunindo novos compositores e intérpretes da cena musical cearense.


Em 2004 foi contemplado com o I Prêmio de Incentivo às Artes do Estado do Ceará, na categoria Canto Coral. Em 2006, com o I Edital de Incentivo à Cultura, da Funcet, na categoria Manutenção de Grupos Musicais. Em 2010, com o Edital das Artes – categoria Música: Incentivo à Circulação Nacional de Shows.


O grupo se apresentou nos principais espaços culturais do Ceará, como Teatro Sesc Emiliano Queiroz, Praça da Ceart, Passeio Público, Centro Cultural Banco do Nordeste, Centro Cultural e Livraria Oboé, Theatro José de Alencar e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


O Cinco em Ponto lançou, em novembro de 2007, o CD "Seara", registro do show de mesmo nome e resultado de cinco anos de trabalho. 


O quinteto abriu o show de Mônica Salmaso em 2008, em Fortaleza, e mostrou neste ano o espetáculo “Retalhos”, adicionando ao repertório de músicas cearenses composições próprias.


*Serviço:*

*Apresentação de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto. Sábado, 28/9, às 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Após o show do Cinco em Ponto, acontecem apresentação da cantora e compositora Fabíola Líper, com o pianista Thiago Almeida, e show coletivo dedicado à MPB. Tudo com entrada franca.*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.