*CCBNB recebe sábado, 28/9, show de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena cearense. Saiba mais sobre a história do grupo e a nova formação*
*CCBNB recebe sábado, 28/9, show de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena cearense. Saiba mais sobre a história do grupo e a nova formação*
O Grupo Vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena musical cearense a partir do final dos anos 1990, realiza um show especial de retorno aos palcos, após longo tempo de intervalo em uma carreira longeva e multifacetada. A apresentação acontece *neste sábado, 28/9, às 18h, no CCBNB Fortaleza* (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), com entrada franca, em noite que também tem show da cantora e compositora Fabíola Líper com o pianista Thiago Almeida, seguindo de uma terceira apresentação, coletiva, em celebração à MPB. Tudo com *entrada franca*, como em toda a programação do CCBNB.
O Cinco em Ponto foi um dos participantes mais frequentes nos encontros de corais e grupos vocais, além dos festivais de canções autorais.
No show de retomada, neste sábado, atendendo a convite do produtor cultural e compositor Dalwton Moura, o grupo apresentará a íntegra do repertório de seu disco, "Seara", relembrando canções de autores/as cearenses. O quinteto contará com Adelane Delmondes, Annalies Borges, Celiane Teixeira, Lorena Almeida e Simone Sousa.
A apresentação às 18h deste sábado no CCBNB Fortaleza também contará com o violão de Victor Hugo Santiago e a percussão de Jefferson Portela, ladeando as cantoras na imersão pelo repertório do disco "Seara".
O CD conta com texto de apresentação assinado pela eterna mestra e maestrina Izaíra Silvino, que destaca: "Sigo as trilhas, embevecida! Canções que desafiam qualquer instante e brotam fortes! Íntima fruição! Coração harmonizando-se à harmonia das vozes destas mulheres! Quinze anos em construção, e elas, só encantamento, (desen)cantam os brotos e fecundam nosso cenário com suas cenas, imagino as penas. E pronto. Não tem riacho comprido que empate o viajar destas meninas".
*O repertório do disco "Seara"*
No repertório do disco que será a base do show de retorno do grupo, neste sábado, uma fotografia importante de um entrecruzar de gerações da música cearense, com destaque para autores/as das décadas de 90 e 2000, mas incursões também a outros períodos. Uma seleção que demonstra a riqueza, a intensidade e a força da nossa música, ao mesmo tempo ensejando reflexões sobre os grandes desafios para que compositores/as pudessem continuar se dedicando prioritariamente à música, à construção de carreira, ampliação de repertório e gravações, presença continuada na cena, ao seu saber, à sua arte.
As 15 canções do disco são "Romance da donzela" (Adauto Oliveira), "Cinema carruagem" (Rogério Franco, Paulo César Oliveira e Alan Mendonça), "Baião carcará" (Lenine Rodrigues e Francélio Figueiredo), "Clara vida" (Fernando Rosa e Janaína Lopes), "Breu de mim" (Jácio Cidade e Marcus Rocha), "É assim o meu amor" (Mário Mesquita e José J. Pinto), "Desafio" (Vera Barros), "Na lua cheia dessa solidão" (Fernando Crateús, Rogério Lima e Evaristo Filho), "Disneylândia (Fantasma)", de Isaac Cândido e Marcus Dias, "Sementes", de Zélia Fernandes, "Solo feminino" (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), "Sina de cantor" (Rogério Franco/Serrão Castro), "Coco de embalo" (Fernando Rosa), "Canto de coco pra Azuleika e Asa branca" (Abidoral Jamacaru), "A bolha" (Aroldo Araújo e Raimundo Cassundé) e "Paisagens" (Tarcísio José de Lima e Marcelo Melo).
*Nomes de destaque atuaram no disco*
O disco foi gravado pelas cantoras Celiane Teixeira, Drica Montenegro, Emiliana Paiva, Janaína Lopes, Simone Sousa, Vera Barros e Zélia Fernandes.
O álbum teve participação do histórico Quinteto Agreste, arranjos de Simone Sousa, Aroldo Araújo e Tarcísio José de Lima.
Alencar Jr., Lula e Antônio Correia foram os técnicos de gravação, enquanto Anfrísio Rocha, Airtinho Montezuma e Lula assinaram a mixagem, com a masterização a cargo de Airtinho e Marcílio Mendonça.
A direção musical foi de Simone Sousa e a direção instrumental, de Fernando Rosa. As fotos, de Helder Freitas. O projeto gráfico, de Alexandre Santos. A produção, do próprio grupo Cinco em Ponto.
*Mais sobre a história do Cinco em Ponto*
Pioneiras em Fortaleza como grupo formado exclusivamente por vozes femininas, o Cinco em Ponto surgiu no cenário artístico cearense em 1996.
Seu repertório sempre foi composto por música popular brasileira, reunida em três shows: "Voz do Morro", resgate do autêntico samba de morro; "Seara", homenagem ao talento dos compositores cearenses, e "Onze Anos", no qual comemorou o aniversário de sua primeira formação (que data de 1992) cantando músicas que marcaram sua trajetória.
Além de toda a trajetória na cena musical cearense, o grupo marcou presença em eventos musicais no Maranhão, no Rio Grande do Norte e em Alagoas. Em 2003 participou do Festival da Canção de Camocim, defendendo a canção "Breu de Mim", de autoria de Jácio Cidade e Marcus Rocha. Foi selecionado para participar da I Mostra Petrúcio Maia de Música Cearense, promovida pela Secultfor e, em 2010, foi chamado para a Mostra Sesc de Música Cearense, em Juazeiro do Norte-CE.
Participou da gravação de vários discos importantes para a música cearense, como "Solo Feminino", de Pingo de Fortaleza; "Verdastelaj Brasilajoj", disco em esperanto do maestro Tarcísio Lima; "Guaramiranga", de Fernando Rosa; e Bora! coletânea do movimento Ceará Autoral Criativo, reunindo novos compositores e intérpretes da cena musical cearense.
Em 2004 foi contemplado com o I Prêmio de Incentivo às Artes do Estado do Ceará, na categoria Canto Coral. Em 2006, com o I Edital de Incentivo à Cultura, da Funcet, na categoria Manutenção de Grupos Musicais. Em 2010, com o Edital das Artes – categoria Música: Incentivo à Circulação Nacional de Shows.
O grupo se apresentou nos principais espaços culturais do Ceará, como Teatro Sesc Emiliano Queiroz, Praça da Ceart, Passeio Público, Centro Cultural Banco do Nordeste, Centro Cultural e Livraria Oboé, Theatro José de Alencar e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O Cinco em Ponto lançou, em novembro de 2007, o CD "Seara", registro do show de mesmo nome e resultado de cinco anos de trabalho.
O quinteto abriu o show de Mônica Salmaso em 2008, em Fortaleza, e mostrou neste ano o espetáculo “Retalhos”, adicionando ao repertório de músicas cearenses composições próprias.
*Serviço:*
*Apresentação de retorno do Grupo Vocal Cinco em Ponto. Sábado, 28/9, às 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Após o show do Cinco em Ponto, acontecem apresentação da cantora e compositora Fabíola Líper, com o pianista Thiago Almeida, e show coletivo dedicado à MPB. Tudo com entrada franca.*
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.