*Investimento na parceria entre escola e família contribui para revolucionar educação infantil em Fortaleza*
_Primeiro lugar do Brasil na cobertura de tempo integral e terceira maior rede municipal de creches entre as capitais, Fortaleza também promove avanços na educação com estratégias de expansão de vagas, valorização dos profissionais do ensino e desenvolvimento curricular_
Uma grande rede de apoio. Para a manicure Andressa Gonçalves Dos Santos, a creche é, há alguns anos, suporte diário no cuidado dos filhos Aysha e Pedro Lucca, além de grande aliada no desenvolvimento deles e de mais de 25 mil crianças de 6 meses a 3 anos de idade atendidas em 186 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Prefeitura de Fortaleza e em 112 creches parceiras do Município.
Importantes para que as unidades possam servir de amparo às famílias, os avanços na educação de Fortaleza correspondem a estratégia da gestão de investir em expansão de vagas, valorização dos profissionais do ensino e desenvolvimento curricular. Outro grande elemento do sucesso é o incentivo à participação ativa das famílias das crianças na educação infantil.
A presença constante das mães e pais nas creches é promovida por meio de diversas ações que integram a estratégia da Secretaria Municipal da Educação (SME) para promover o desenvolvimento das crianças de Fortaleza. Entre as iniciativas estão os pátios naturalizados, o programa Intergeracional e os programas Protagonismo Infantil e Ateliê, além da imprescindível garantia da segurança alimentar, com a disponibilização de cinco refeições por dia para as crianças nas creches de tempo integral.
O acompanhamento, entretanto, não se resume aos programas e projetos desenvolvidos no ambiente escolar com incentivo à participação familiar. A abertura e a disposição para o diálogo são marcas do cotidiano das creches. "Toda reunião que tem, eu estou, converso com as professoras pra saber como ele está. Converso com ele pra saber como ele se sente lá. Eu estou sempre participando," conta Andressa.
Além de garantir o cuidado com os filhos enquanto ela trabalha fora, a creche trouxe mudanças significativas no comportamento deles, primeiro com Aysha, que começou a frequentar o equipamento aos dois anos, e em seguida com Pedro Lucca, matriculado aos sete meses.
"Foi um acolhimento enorme para mim, porque a Aysha não socializava com ninguém, então já foi um grande avanço ela socializar, gostar, querer ficar lá. Hoje ela conversa, quer descobrir as coisas. O Pedro também, eu noto que cada dia ele melhora em relação a ouvir e a se expressar. A coordenação motora dele é bem ágil. Isso ajuda bastante no dia a dia, porque são descobertas que fazem com eles que geralmente eu só reforço, porque eu não tenho esse tempo," Andressa relembra. Aysha foi aluna do CEI Deputado Edson Queiroz Filho, no bairro Edson Queiroz, até completar os três anos, e Pedro Lucca continua matriculado lá.
Mãe de Benjamin, de três anos, aluno do infantil 3 no CEI Edson Queiroz, a diarista Sâmia Maria Ávila, considera a escola como parte importante da vida da família. "A nossa relação com a creche é diariamente. Eu tento ser presente em todos os momentos que eu posso do Benjamin na escola. Eu procuro estar sempre dentro da escola. Sei como é toda a convivência de professor com aluno, outros funcionários com aluno, eu sei como é tudo," relata.
Para Sâmia, a parceria se justifica no papel exercido pela instituição para o bem estar dela e do filho. "É onde o Benjamin encontra apoio, aconchego, carinho, educação. Onde o Benjamin está aprendendo a ser uma criança mais educada do que ele já é, uma criança convivendo com as outras crianças. E é onde eles encontram o que eles precisam na educação nessa fase. A gente pode ir pro trabalho e deixar nosso filho seguro, pra gente poder construir a vida. Escola e família dão muito certo," avalia.
O acompanhamento das famílias está entrelaçado ao desenvolvimento e ao sucesso das crianças. Carmelita Lima, coordenadora do CEI Edson Queiroz, destaca os efeitos dessa presença familiar. "Quando a família está junto da escola, apoiando as ações, participando, a criança se sente feliz. É uma forma de mostrarmos um pouco do que é feito dentro da instituição, o que gera confiança e segurança. E as famílias gostam de participar, de compartilhar momentos como apresentações, saber dessa rotina dos filhos," observa Carmelita.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil de Fortaleza Aline Gomes, o diálogo contínuo e respeitoso entre os profissionais da educação infantil e as famílias proporciona às crianças um sentimento de proteção, segurança e afetos compartilhados. Além disso, colabora para o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional de bebês e crianças, e promove a garantia dos direitos de brincar, explorar, conviver, participar, expressar e conhecer-se, tanto no ambiente escolar como no familiar.
Avanços
Aline ressalta que, além da parceria fundamental entre escola e família, a gestão tem investido em três pilares para promover a qualidade do atendimento das crianças na educação infantil: o aumento do número de matrículas, a oferta de formação continuada e contínua dos profissionais da educação infantil e o fortalecimento do currículo escolar.
A expansão do número de matrículas foi possibilitada com a entrega, ao longo da gestão, de 33 novos Centros de Educação Infantil que atendem bebês, a partir dos seis meses de idade, com toda a infraestrutura e materiais necessários para acolher as crianças com qualidade.
A estrutura dos novos equipamentos inclui berçário, salas de aula, área de lazer com playground, solarium, sala de Inovação e Tecnologias, cozinha, refeitório, fraldário, lactário, entre outros espaços voltados para o cuidado com a primeira infância. Além das inauguradas, a gestão concluiu mais uma unidade, que já está em funcionamento. Dez novos Centros também estão em construção e outras seis obras devem ser iniciadas em breve.
Já a oferta de formação continuada e contínua dos profissionais, segundo pilar que concentra os esforços da gestão, ocorre mensalmente para todos os professores e coordenadores pedagógicos que atuam diretamente com as crianças e suas famílias, trazendo temáticas que atendem as especificidades do trabalho pedagógico com bebês e crianças
O terceiro pilar, correspondente ao fortalecimento do currículo da etapa creche, é desenvolvido por meio de programas e projetos elaborados de forma participativa com os profissionais da educação infantil, alinhados aos documentos mandatórios nacionais como a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
"A implementação desses pilares se reflete nos avanços na qualidade da educação infantil, o que vem impactando na demanda de vagas pela comunidade e levou à criação de mais de 7 mil vagas somente na etapa creche e à universalização da pré-escola. Também aumentou o envolvimento e a participação das famílias nos programas e projetos implementados pelas unidades escolares, além da qualificação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e coordenadores pedagógicos," afirmou a gestora.
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