Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, nesse domingo (29), o resgate de uma cobra de jiboia. A espécie pertencente à família boa constrictor, serpente de médio porte, pode atingir até 4 m de comprimento, mas não tem peçonha. O animal arisco foi localizado dentro de uma residência no município do Crato – Área de Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A serpente foi vista em cima do telefone fixo da residência.
Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da PMCE, foi acionada para realizar o resgate de uma serpente que teria sido encontrada dentro de uma residência. Na ocasião, o animal foi localizado em cima do telefone fixo da residência, no bairro Vila Lobo.
Os policiais militares realizaram o resgate de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos policiais militares. Após o resgate, a cobra foi devolvida para seu habitat natural, longe de um ambiente habitado.
Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:
° Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
° Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
° Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
° Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
° Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.