Setembro Azul: Central de Intérpretes de Libras disponibilizado nos cartórios reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade
*Setembro Azul: Central de Intérpretes de Libras disponibilizado nos cartórios reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade*
A inclusão e a acessibilidade fazem parte da rotina dos cartórios no país. Somente a população com algum tipo de deficiência auditiva representa 2,4 milhões de brasileiros (1,2%), segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado no último mês de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Voltado para dar visibilidade à comunidade surda, a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) destaca no mês do *Setembro Azul* a importância da Central de Intérpretes de Libras, que funciona via plataforma com um computador com acesso à internet, câmera (webcam) e fone de ouvido, traduzindo em tempo real essa demanda específica.
Segundo explicou o presidente em exercício da associação, Cícero Mazzutti, “outro diferencial em Fortaleza é a intérprete presencial no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza, no bairro Dionísio Torres. Isso reforça que os cartórios cearenses têm avançado nas ações sociais, em especial de acessibilidade e comunicação inclusiva”. A tecnologia, a exemplo da Central de Intérprete de Libras, numa parceria da Anoreg-Brasil com a empresa Helpvox, veio para facilitar o acesso da comunidade surda aos serviços oferecidos nos cartórios brasileiros. “Muito mais que cumprir uma lei, os notários e registradores vêm se preparando e capacitando, cada vez mais, para atender com eficiência todos os públicos”, acrescentou Cícero Mazzutti.
Embora muitas ações sejam reforçadas no decorrer deste mês, culminando com o Dia Nacional do Surdo, comemorado no próximo dia 26, a titular de Registro Civil no município de Granja e diretora de Comunicação da Anoreg-CE, Priscila Aragão, lembra que no dia a dia “é preciso haver empatia e respeito nesse diálogo, seja por meio da plataforma on-line ou presencialmente, na busca por serviços ou mesmo durante o lazer, uma vez que a comunidade surda possui gramática, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica próprias”. O *Setembro Azul* é também conhecido como *Setembro Surdo* e a tradicional fita dessa cor que simboliza a campanha foi usada no ano de 1999, pela primeira vez, por Patty Ladd, surdo, na Cerimônia da Fita Azul.
*Histórico*:
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos. Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
*Fonte*: FCEE
*Serviço*:
- *1º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza*
*Endereço*: Avenida Antônio Sales, 2187, 10º andar, Dionísio Torres, Fortaleza/CE
*Contato*: (85) 3261-7101
- *Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)*
*Endereço*: Rua Walter Bezerra de Sá, 55, Dionísio Torres, Fortaleza/CE
*Contato*: (85) 3038-9496
*Instagram*: @anoregceara
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.