Balanço parcial da SSPDS aponta 15 procedimentos instaurados em delegacias durante o 1º Turno das Eleições 2024 no Ceará
Com acompanhamento em tempo real das ocorrências atendidas pelas Forças de Segurança do Ceará, o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) apresentou, neste domingo (6), o balanço parcial das ocorrências relacionadas à Eleição 2024. Entre 0h e 14h, foram realizados 15 procedimentos referentes a crimes eleitorais registrados em 12 cidades, com 12 suspeitos conduzidos. O balanço foi divulgado em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Além do secretário da SSPDS, Roberto Sá, participaram: o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Antônio Simões Franco; o general comandante da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, Pinto Sampaio; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley Carvalho; o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Sthefanny Nunes; entre outras autoridades. O governador Elmano de Freitas também esteve no GGEC, no final da manhã, onde acompanhou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no local.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, afirmou que a união das forças e dos órgãos aliados têm contribuído para o êxito da Operação Eleições 2024. “O que eu gostaria de enfatizar é o espírito cooperativo e de integração dos poderes e das instituições no Estado do Ceará. Essa composição comprova o que é possível se fazer quando o homem tem interesse público e as instituições são utilizadas para favorecer o cidadão, para prestar o melhor serviço. Então, estão todos aqui, cada um na sua atribuição, mas irmanados e focados na ideia de colaborar com o processo democrático, para que o eleitor possa se deslocar em segurança e exercer o seu direito à cidadania através de um voto livre, consciente, seguro e secreto”, detalhou.
As ocorrências foram registradas em Acopiara, Baturité, Pedra Branca, Quixelô, Jaguaretama, Jijoca de Jericoacoara, Iguatu, Jucás, Itarema, Apuiarés, Pacajus e Senador Pompeu. Nove registros são relacionados a boca de urna e outros são relacionados a transporte irregular de eleitores, desacato eleitoral, violação do sigilo de voto, recusa ao cumprimento de determinação da Justiça Eleitoral, entre outros crimes eleitorais.
O gestor da SSPDS, Roberto Sá, pontuou que os trabalhos se iniciaram antes mesmo da abertura das seções e reforçou que a denúncia anônima é uma aliada no combate aos crimes eleitorais.
Também estiveram presentes: o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente de de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; e o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Michel Mourão Matos.
Governador
Mais cedo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou de reuniões na SSPDS para acompanhar as ações desenvolvidas pelas Forças de Segurança no Ceará. Após ser recebido pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá, e demais autoridades presentes, o gestor se reuniu com a cúpula da Segurança Pública e de órgãos parceiros.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.