MP do Ceará orienta que Secretaria Estadual do Meio Ambiente suspenda elaboração do Plano de Manejo da APA da Serra de Baturité por falta de participação popular

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Pacoti, recomendou na última quinta-feira (10/10) que a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado (Sema) suspenda a elaboração do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité, porque o documento está sendo construído sem a participação da população local de maneira significativa em decisões que afetam suas vidas em questões ambientais, contrariando exigência legal. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça João Pereira Filho, orienta à secretária Vilma Maria Freire dos Anjos que adote medidas imediatas para garantir a participação efetiva de residentes do interior e do entorno imediato da APA, em todas as etapas de elaboração do Plano de Manejo, e se abstenha de aprovar e publicar o documento.
O MP do Ceará instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar o processo de elaboração do Plano de Manejo da APA da Serra de Baturité, principalmente para assegurar exigência constitucional e legal da participação efetiva das populações locais na construção do documento. Assim, o órgão recomendou à Secretaria sanar a falha e suspender a elaboração do plano. No entendimento do Ministério Público, o plano está sendo elaborado de forma irregular em relação às legislações nacional e estadual, que instituem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC, art. 5º, III, da Lei nº 9.985/2000) e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Ceará (SEUC, Art. 8º, III da lei Estadual nº 14.950, de 26.7.2011). Segundo as normas, as populações locais devem participar, de forma efetiva, da criação, implantação e gestão das unidades de conservação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.