Congresso do SINTUFCE vai debater impacto das novas tecnologias da informação e comunicação no movimento sindical
Congresso do SINTUFCE vai debater impacto das novas tecnologias da informação e comunicação no movimento sindical
O evento será realizado de 18 a 22 de novembro no SESC Iparana e vai reunir servidores da UFC, UFCA e Unilab para discutir mudanças no estatuto da entidade representativa dos servidores técnico-administrativos em educação das universidades federais no Ceará.
O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará, SINTUFCE, realiza de 18 a 22 de novembro o IX Congresso dos Servidores e Servidoras das Universidades Federais no Ceará, o CONSUFCE. O evento será realizado no SESC Iparana, em Caucaia, e vai debater temas de impacto local e nacional, como a democratização das universidades federais e a carreira dos servidores técnicos-administrativos em educação (TAE).
Outra importante pauta do Congresso será a atualização do estatuto da entidade sindical, abrindo espaço para as discussões que embasarão as ações do sindicato na interação com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação. É a luta da categoria nas ruas e nas redes. "A gente entende que muita coisa mudou. O servidor mudou, a própria universidade mudou nesses últimos anos e a gente tem uma ideia de renovação, de atualização. E não apenas do nosso estatuto, mas também das ideias, do contexto histórico, da conjuntura em si", comenta a dirigente do SINTUFCE e membro da comissão organizadora do Congresso, Cássia Araújo.
O Congresso é a instância máxima de deliberação do SINTUFCE e vai reunir representantes dos servidores técnico-administrativos em educação das seguintes universidades federais: UFC, UFCA e Unilab. Esses representantes são os delegados, que foram escolhidos democraticamente pelos colegas nos mais variados espaços de trabalho das três universidades federais no Ceará. Também estarão presentes no Congresso observadores indicados também pelos colegas das três universidades.
O último CONSUFCE foi realizado em 2009. Já se passaram 15 anos. Depois de tanto tempo, a expectativa da Comissão Organizadora, composta por dirigentes do SINTUFCE e servidores da base, é conseguir envolver a categoria para que todos possam decidir os caminhos a seguir para fortalecer a luta em defesa dos direitos e valorização dos TAE. "Essa reencontro do SINTUFCE com suas bases, depois de 15 anos, irá permitir que o estatuto dessa ferramenta de luta dos trabalhadores seja atualizado para poder garantir a participação de todas e todos, ativos, aposentados, independente de raça ou gênero, de forma presencial, virtual, híbrida, enfim, para lutar todas as lutas, sejam contra o desmonte do serviço público, contra os ataques às universidade ou em defesa de todas e todos os oprimidos" - afirma o coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.