Polícia Civil deflagra operação e captura suspeitos de integrarem grupos criminosos e de cometerem homicídios em Caucaia
Em resposta às ações criminosas e aos homicídios registrados em Caucaia, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na tarde da última terça-feira (5), uma operação que resultou nas capturas de dois homens, de 23 e 20 anos, e na apreensão de um adolescente de 15 anos. Com o homem, de 20 anos, e o adolescente, de 15 anos, as equipes apreenderam uma pistola .40, um revólver calibre 38, 45 munições calibre .40, 20 munições calibre 38, dois carregadores, 16 dezesseis pedras de crack, balança de precisão, caderno de anotações e uma quantia em dinheiro.
As investigações, coordenadas pelo Núcleo de Homicídios da Delegacia Metropolitana de Caucaia, contaram com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Detalhes dos trabalhos policiais foram apresentados em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Polícia Civil, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Após representação da autoridade policial pela prisão preventiva, durante investigações do Núcleo de Homicídios da Delegacia Metropolitana de Caucaia, o homem, de 23 anos, foi preso com o apoio do DHPP. O homem é apontado como integrante de um grupo criminoso de origem carioca. Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito, que estava foragido, e é integrante de um grupo criminoso atuante em Caucaia, além de possuir antecedentes por crimes de tráfico ilícito de drogas, lesão corporal e resistência.
O alvo da operação também é suspeito de ser o pivô de uma rixa entre grupos rivais nos bairros Sobradinho, Madureira, Itambé e Guajiru. Por causa dessa disputa, a mãe e o primo do suspeito foram alvos de homicídios em Caucaia. A PCCE representou pela prisão preventiva do homem, que também é suspeito de ser o autor de um homicídio ocorrido no bairro Itambé, em agosto deste ano.
Captura do segundo homem e apreensão de adolescente
Equipes da PCCE capturaram um outro homem, esse de 20 anos, na terça-feira (5), e, em desfavor dele, as equipes deram cumprimento a três mandados de prisão temporária e preventiva por crimes de homicídio. Ele é apontado como integrante de um grupo criminoso cearense atuante em Caucaia. O indivíduo tem vários antecedentes por crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico ilícito de drogas e integrar grupo criminoso, além de ser o suspeito da morte de dois homens, em novembro de 2022, no bairro Itambé. Ele foi indiciado e denunciado pelos crimes.
Já o adolescente, de 15 anos, foi apreendido em flagrante por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico ilícito de drogas, homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e integrar o mesmo grupo criminoso ao qual o homem de 20 anos pertence. O adolescente tem atos infracionais análogos aos crimes de roubo tentado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Entenda o caso
O homem de 23 anos é integrante de um grupo criminoso de origem carioca atuante na localidade de Sobradinho, em Caucaia, ele é apontado como pivô de uma série de ações criminosas que culminaram nos homicídios de quatro indígenas, incluindo a mãe e o primo dele. A disputa se intensificou após o indivíduo abandonar um grupo de criminoso cearense do qual fazia parte, ocasionando assim o conflito entre dois grupos atuantes em Caucaia, um com atuação em Sobradinho, e o outro, em Madureira, Itambé e Guajiru.
O homem de 20 anos, o adolescente e outros indivíduos são suspeitos de homicídios em Caucaia, e também, de participação nas mortes de quatro indígenas – dois homens mortos em agosto deste ano no bairro Madureira, bem como do homicídio da mãe e do primo do suspeito de 23 anos, respectivamente, em agosto e em outubro, na localidade de Sobradinho.
As investigações das mortes dos indígenas estão em andamento na 10ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade da PCCE que investiga os homicídios e realiza diligências para capturar todos os envolvidos nos crimes.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.