Protagonista no ramo automotivo, Inaê Evangelista empreende há mais de quatro anos na Cidade dos Funcionários
Protagonista no ramo automotivo, Inaê Evangelista empreende há mais de quatro anos na Cidade dos Funcionários
Mudar de profissão na fase adulta, não é nada fácil. O recomeço exige uma imersão em algo novo, outras tomadas de decisões e até investimento financeiro. Após 13 anos cuidando das pessoas na rede privada e pública, a enfermeira Inaê Evangelista decidiu empreender no ramo automotivo e passou a “cuidar” dos carros para que a vida útil deles fosse prolongada. Localizada na Cidade dos Funcionários, a GoLube já é parada obrigatória para muitas mulheres – e homens também – que buscam um serviço diferenciado de troca de óleo, fluidos e filtros. Inaê faz parte de um universo de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras brasileiras (34,4% do total de empreendedores), cujo percentual segue em crescimento, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os motivos que levam mulheres empreenderem são vários e esta garra e força de vontade não poderia passar em branco. Tanto é que, além do Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado desde 2014 no dia 19 de novembro em mais de 150 países, numa iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), há também a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, instituída pela Lei nº 14.667/2023. A participação das mulheres nos negócios está dentro do 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visando a promoção da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas no mundo. Divulgada neste ano, a Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy apontou que 50% das mulheres dona de negócios fazem parte dos Millennials (com idades entre 25 e 39 anos), superando a Geração X (30%), a Geração Z (14%) e os Baby Boomers (7%).
Ter mais tempo para as duas filhas fez Inaê começar a repensar sua vida profissional, embora estivesse realizada como enfermeira. Da graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC) ao mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ela levou para o seu negócio os cuidados e dosagens certas no seu novo paciente, o carro. Casada com um especialista automotivo, hoje com mais de duas décadas de experiência, a decisão de empreender começou a amadurecer em 2019. Entre troca de ideias, pesquisas sobre manutenção automática e investimentos, Inaê e Leonardo Mendonça concluíram que ele daria continuidade na parte mecânica e desafogaria a parte da troca de óleo, fluidos e filtros em um novo espaço sob o comando dela. São dois serviços que se complementam e acabam proporcionando agilidade para o cliente.
Ainda no ano de 2019, as tarefas seguintes foram encontrar um ponto comercial próximo da oficina mecânica LS Centro Automotivo e também da residência, na Cidade dos Funcionários; contratar um projeto arquitetônico; selecionar e treinar colaboradores; executar e acompanhar a obra; idealizar o nome da empresa; patentear e comprar uma lista de produtos para começar a atender a clientela. Com todas as etapas vencidas, a inauguração da GoLube aconteceu em fevereiro de 2020. “Como o início de qualquer empreendimento não costuma ser fácil, nós ainda tivemos que enfrentar outro desafio: a pandemia da Covid-19, iniciada no Ceará um mês após a nossa inauguração.”
Com mais um desafio à vista, Inaê conta que precisou novamente se reinventar e dedicou o seu tempo para aprender ainda mais sobre o ramo automotivo. “Fui aprendendo as referências de filtros e suas aplicações; quais filtros que têm mais giro para serem comprados; e depois passei a focar nas marcas de óleo; suas viscosidades e aplicações; quais os lubrificantes originais de cada montadora e a similaridade com outros produtos, etc.”. Com o retorno das atividades e o decreto do fim da pandemia, a GoLube passou a ser administrada totalmente por ela, tendo o marido como apoio e suporte técnico devido sua vasta experiência no ramo.
“É um pouco desafiador, tanto na questão de empreender como ser mulher no segmento automotivo. No entanto, a busca por conhecimento e a quebra de paradigmas faz com que, aos poucos, essa realidade seja modificada”
Inaê Evangelista
Mulheres que apoiam outras mulheres fazem toda a diferença e crescem juntas. Elas são detalhistas, observadoras e cautelosas. A GoLube tem esse cuidado nas contratações, tanto que as mulheres ocupam diversas funções: supervisora técnica, técnica de lubrificação, estoquista, consultora, recepcionista, auxiliar administrativo e serviços gerais. Algumas dessas funções, inclusive, geralmente são ocupadas pelos homens. “Nós tivemos experiências exitosas com mulheres nesses cargos”, comenta Inaê. A sua rotina começa pelo estoque (coração da oficina, pois não pode faltar nada para atender o cliente); depois circula pelos demais setores, sempre conversando com cada colaborador; observa atentamente o funcionamento, a limpeza e a organização; e só então toma frente da parte administrativa e financeira. Quando o movimento está intenso, Inaê também vai para a “linha de frente”. “Faço questão de sempre ter contato com os clientes, pois considero que eles são o “termômetro” de todo e qualquer negócio.”
Com alguns anos empreendendo e aprendendo sempre, a enfermeira que agora cuida do seu próprio negócio não acredita que falta coragem para outras mulheres alçarem os seus próprios voos “Eu imagino que falta mais oportunidade e condições de conciliar a jornada de trabalho com a jornada familiar, diferente dos homens empreendedores que costumam ficar mais focados nos seus negócios”. A sua dica para quem deseja empreender é primeiramente descobrir a afinidade em qual área; pesquisar o mercado; fazer um planejamento; sonhar e imaginar como será o seu negócio; e só então executá-lo com qualidade e honestidade sempre”. Encarar um novo negócio requer, também, aprender novas habilidades e conhecer pessoas com o mesmo propósito de vida.
Serviço:
- GoLube
Endereço: Avenida José Leon, 1260, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7:30 às 17 horas; aos sábados, das 7 às 13 horas
Informações: (85) 3085-4585
Instagram: @golube.fortaleza
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.