Reitor e vice-reitora do ITA participam de reunião na Reitoria da UFC para tratar de futuras parcerias entre as instituições
Reitor e vice-reitora do ITA participam de reunião na Reitoria da UFC para tratar de futuras parcerias entre as instituições
- Terça, 05 Novembro 2024 12:54
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na manhã de segunda-feira (4), o reitor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi e a vice-reitora Emilia Villani do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), para tratar de futuras parcerias entre as duas instituições. As atividades do novo campus do ITA em Fortaleza, atualmente em construção na Base Aérea, devem iniciar em 2027, com os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Regina Celia Monteiro de Paula; o chefe de Gabinete, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda; o assessor especial da Reitoria da UFC, Prof. Ciro Nogueira Filho; e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Raimundo Costa.
Também estiveram presentes representantes do Centro de Tecnologia e de Ciências da UFC e das áreas de Química, Física, Matemática, Computação, Energias Renováveis, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
O encontro, conforme o reitor do ITA, teve como objetivo a inserção da instituição de São José dos Campos (SP) no ecossistema local de Fortaleza e do Ceará, a partir das entidades que atuam com ciência e tecnologia, como universidades e empresas. “A intenção é ampliar esse relacionamento, com muita atenção e efetividade no que diz respeito às questões de ensino e de pesquisa. Que seja um relacionamento pautado na tecnicidade das ações, de modo que a gente possa contribuir para expandir o desenvolvimento não só da cidade, mas de toda a região”, ressaltou Guilherme Lorenzi.
O reitor do ITA explicou que nos dois primeiros anos todos os estudantes do Instituto permanecerão juntos em São José dos Campos e só depois virão para Fortaleza. A intenção é garantir que os alunos das duas diferentes unidades se vinculem da mesma forma à instituição e que aqueles que vierem estudar no campus do Ceará tragam a cultura vivenciada em São Paulo. “É um desafio, um ponto de inflexão na nossa história que tem 75 anos. É a primeira vez que saímos do nosso local”, destacou Lorenzi.
Na UFC, as áreas de atuação do ITA estão consolidadas, por isso, conforme Custódio Almeida, a Instituição tem condições de colaborar de formas diversas com a instalação e a manutenção do Instituto Tecnológico da Aeronáutica em Fortaleza. A maioria das áreas afins às graduações que serão ofertadas pelo ITA possui cursos de pós-graduação com notas 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que indica excelência constatada em nível internacional.
O ITA pode ser, inclusive, conforme a vice-reitora Emilia Villani, uma instituição para receber os egressos desses cursos da UFC. “Queremos estruturar as atividades de colaboração que já estão em andamento. Temos uma preocupação de que os professores possam atuar em pesquisa e pós-graduação desde o início das atividades aqui”, disse. Os professores presentes na reunião citaram a possibilidade de os docentes que ingressarem no ITA serem aproveitados nos cursos de pós-graduação da UFC como colaboradores.
Ainda como forma de fortalecer essa articulação no ensino e na pesquisa entre as duas instituições, o pró-reitor de Graduação da UFC sugeriu a formação de uma agenda de trabalho com o ITA para acompanhar as questões que surgirem nesse processo de instalação e já projetando parcerias futuras. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC comprometeu-se também a fazer um levantamento dos projetos de pesquisa para começar a planejar essas colaborações entre as instituições.
BOLSAS E CIENTISTA-CHEFE – O presidente da FUNCAP, Prof. Raimundo Costa, citou a possibilidade de ter uma reserva de bolsas de iniciação científica para que em 2027 os estudantes de graduação que chegarem a Fortaleza já se integrem às atividades de pesquisa.
Raimundo Costa destacou ainda a importância da UFC no cenário de pesquisa do Ceará, ressaltando a quantidade de cientistas-chefes das mais diferentes áreas que pertencem à instituição. O Programa Cientista Chefe, financiado pelo Governo do Estado, por meio da FUNCAP, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio das atividades do programa, os pesquisadores atuam para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar serviços e, dessa forma, dar mais qualidade de vida para a população cearense.
OUTRAS PARCERIAS – Ainda durante a reunião, Custódio Almeida comentou sobre a possibilidade de parceria com o Centro Tecnológico de Ciências Naturais, que será instalado no novo Campus Iracema. O espaço pode ser uma oportunidade de divulgação dos produtos do ITA.
O reitor citou também a participação de docentes da UFC nas bancas de concurso do Instituto. “A UFC é uma entusiasta da chegada do ITA em Fortaleza porque o Instituto representa alto nível de ensino, de pesquisa, de relações internacionais. Ter o ITA mais próximo significa um aumento de parcerias. Nós vamos mostrar uma referência do que é ciência e tecnologia de qualidade, que pode servir de modelo a ser seguido para o país”, destacou.
ITA – O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na cidade de São José dos Campos (SP). Especializado nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial, oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
Criado em 1950, por inspiração do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Com um dos processos seletivos mais difíceis do país, o Instituto é responsável pela formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano. No concurso de 2023, segundo informações do ITA, dos 150 convocados, 61 eram do Ceará (40% do total), contra 52 de São Paulo e 37 de demais estados.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.