O mapa mais recente do Monitor de Secas aponta o avanço do território com seca fraca no Ceará, além do surgimento de uma área com seca moderada.
Conforme os dados da ferramenta de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, os resultados consolidados mostram que o estado apresentava cerca de 70% do seu território com seca fraca em outubro.
Em relação ao mês de setembro, a variação foi apenas de cerca de 2%, porém, no relatório mais recente uma área de 5,25% foi classificada com seca moderada. Conforme o Monitor, o estado não apresentava tal classificação desde março deste ano.
A faixa do Ceará com o nível relativamente mais grave da seca está restrito ao sul do estado, compreendendo parte do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns. Neste cenário, são esperados alguns danos às culturas e pastagens. Os córregos, reservatórios ou poços podem apresentar níveis baixos.
Tal avanço da seca relativa, assim como seu agravamento, se dá, principalmente pela escassez de chuvas nesta época do ano. Em outubro, por exemplo, dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o observado foi apenas de 1,1 milímetros para o território como um todo. A média histórica do mês é bem baixa: 3,9 mm.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.