Pular para o conteúdo principal

*Com 53,19% dos votos válidos, Elmano de Freitasé reeleito governador do Ceará*

 *Com 53,19% dos votos válidos, Elmano de Freitasé reeleito governador do Ceará* A vitória de Elmano de Freitas foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21 horas, quando o candidato petista alcançou 53,19% dos votos válidos, com 2.875.573 votos, garantindo a reeleição em primeiro turno. O segundo colocado recebeu 46,22% dos votos válidos. Todos os demais candidatos, somados, não ultrapassaram 1% dos votos. Reeleito em primeiro turno, o governador Elmano de Freitas comemorou ao lado da militância e agradeceu o apoio recebido durante todo o período eleitoral. “Depois de tantos dias de caminhada, fazendo micareta pelo estado, suando, indo para a rua, essa vitória não é só minha, é de toda a militância do Estado do Ceará. Quando a gente começou, tinha gente falando que tinha uma distância grande, e eu dizia: ‘Estamos trabalhando, espera a militância ir para a rua que você vai ver’. Ganhar uma eleição no primeiro turno não é pouca coisa”, afirmou. O governador reeleito tam...

Trabalho de pesquisadores da UFC sobre sensores de qualidade do ar é premiado em evento na Tailândia sobre cidades inteligentes

 Artigo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi reconhecido com o prêmio de Outstanding Paper, o melhor apresentado em um evento, na 10ª Conferência Internacional do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) sobre Cidades Inteligentes, realizada de 29 de outubro a 1º de novembro na cidade de Pattaya, na Tailândia.

O evento, amplamente reconhecido e com alto impacto na área, reuniu trabalhos de 28 países e premiou o artigo "Low cost smart sensing pipeline: assembly, calibration and interpretation of air quality data" (Cadeia inteligente de sensoriamento de baixo custo: construção, calibração e interpretação de dados de qualidade do ar, em tradução livre). São autores do trabalho os pesquisadores da UFC Lara Sucupira Furtado, Nicolas Monteiro, Nayara Gurjão, Rivelino Cavalcante, José Edilson Silva Filho, Jarbas Aryel Nunes da Silveira, Rafael Santos, Jorge Barbosa Soares e José Antonio Fernandes de Macêdo.

Imagem: A pesquisadora Lara Furtado, recente professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, apresentou o artigo na conferência e recebeu o prêmio em nome de toda a equipe
A pesquisadora Lara Furtado, recente professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, apresentou o artigo na conferência e recebeu o prêmio em nome de toda a equipe (Foto: Divulgação)

O trabalho é fruto de pesquisa que vem sendo desenvolvida há dois anos na UFC com o apoio da Samsung Brasil. A pesquisadora Lara Furtado, recente professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, apresentou o artigo na conferência e recebeu o prêmio em nome de toda a equipe. Ela, Nayara Gurjão e Jorge Barbosa Soares integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Infraestrutura (INCT-Infra), que responde por uma das linhas do projeto em parceria com a Samsung Brasil, do qual resultaram como produtos sensores de qualidade do ar.

O artigo premiado apresenta uma solução acessível e replicável para monitoramento da qualidade do ar, abordando de maneira sistemática todas as etapas envolvidas na construção, calibração e teste de um sensor de baixo custo. Por meio do uso de algoritmos de aprendizado de máquina, o sistema é capaz de estimar e reportar dados de poluição diretamente em um aplicativo móvel, proporcionando informações em tempo real que podem ser utilizadas por gestores públicos e cidadãos para melhorar a qualidade de vida em áreas urbanas.

Imagem: fotografia do prêmio
O artigo premiado apresenta uma solução acessível e replicável para monitoramento da qualidade do ar, abordando de maneira sistemática todas as etapas envolvidas na construção, calibração e teste de um sensor de baixo custo (Foto: Divulgação)

Para o professor Jorge Soares, do INCT-Infra, “a implementação de sensores de baixo custo para monitoramento ambiental é uma das estratégias adotadas para coletar dados em tempo real e auxiliar na tomada de decisões. Esses sensores permitem uma maior cobertura geográfica e temporal, possibilitando a identificação de áreas críticas e a adoção de medidas preventivas ou corretivas. Além disso, a integração desses dados com outras plataformas digitais facilita o engajamento da população e a transparência na gestão pública. O trabalho da equipe da UFC contribui para o avanço das cidades inteligentes ao fornecer ferramentas acessíveis para o monitoramento ambiental, alinhando-se às tendências globais de uso da tecnologia e de análise de dados para promover o desenvolvimento urbano sustentável”, explica.

Além dos integrantes do INCT-Infra, parte dos autores do artigo premiado atua no Insight Data Science Lab, laboratório de pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial da UFC, demonstrando a integração de grupos e pesquisadores de diferentes setores da Universidade.

Fonte: Prof. Jorge Barbosa Soares, do INCT-Infra – e-mail: jsoares@det.ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...