Trabalho de pesquisadores da UFC sobre sensores de qualidade do ar é premiado em evento na Tailândia sobre cidades inteligentes
Artigo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi reconhecido com o prêmio de Outstanding Paper, o melhor apresentado em um evento, na 10ª Conferência Internacional do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) sobre Cidades Inteligentes, realizada de 29 de outubro a 1º de novembro na cidade de Pattaya, na Tailândia.
O evento, amplamente reconhecido e com alto impacto na área, reuniu trabalhos de 28 países e premiou o artigo "Low cost smart sensing pipeline: assembly, calibration and interpretation of air quality data" (Cadeia inteligente de sensoriamento de baixo custo: construção, calibração e interpretação de dados de qualidade do ar, em tradução livre). São autores do trabalho os pesquisadores da UFC Lara Sucupira Furtado, Nicolas Monteiro, Nayara Gurjão, Rivelino Cavalcante, José Edilson Silva Filho, Jarbas Aryel Nunes da Silveira, Rafael Santos, Jorge Barbosa Soares e José Antonio Fernandes de Macêdo.
O trabalho é fruto de pesquisa que vem sendo desenvolvida há dois anos na UFC com o apoio da Samsung Brasil. A pesquisadora Lara Furtado, recente professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, apresentou o artigo na conferência e recebeu o prêmio em nome de toda a equipe. Ela, Nayara Gurjão e Jorge Barbosa Soares integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Infraestrutura (INCT-Infra), que responde por uma das linhas do projeto em parceria com a Samsung Brasil, do qual resultaram como produtos sensores de qualidade do ar.
O artigo premiado apresenta uma solução acessível e replicável para monitoramento da qualidade do ar, abordando de maneira sistemática todas as etapas envolvidas na construção, calibração e teste de um sensor de baixo custo. Por meio do uso de algoritmos de aprendizado de máquina, o sistema é capaz de estimar e reportar dados de poluição diretamente em um aplicativo móvel, proporcionando informações em tempo real que podem ser utilizadas por gestores públicos e cidadãos para melhorar a qualidade de vida em áreas urbanas.
Para o professor Jorge Soares, do INCT-Infra, “a implementação de sensores de baixo custo para monitoramento ambiental é uma das estratégias adotadas para coletar dados em tempo real e auxiliar na tomada de decisões. Esses sensores permitem uma maior cobertura geográfica e temporal, possibilitando a identificação de áreas críticas e a adoção de medidas preventivas ou corretivas. Além disso, a integração desses dados com outras plataformas digitais facilita o engajamento da população e a transparência na gestão pública. O trabalho da equipe da UFC contribui para o avanço das cidades inteligentes ao fornecer ferramentas acessíveis para o monitoramento ambiental, alinhando-se às tendências globais de uso da tecnologia e de análise de dados para promover o desenvolvimento urbano sustentável”, explica.
Além dos integrantes do INCT-Infra, parte dos autores do artigo premiado atua no Insight Data Science Lab, laboratório de pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial da UFC, demonstrando a integração de grupos e pesquisadores de diferentes setores da Universidade.
Fonte: Prof. Jorge Barbosa Soares, do INCT-Infra – e-mail: jsoares@det.ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.