Número concentra parcela de 41% das vagas na indústria cearense O Ceará encerrou 2025 com mais de 133 mil empregos formais gerados por empresas incentivadas pelo Governo do Estado, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). De acordo com levantamento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do fundo, este é o maior resultado registrado desde 2020 e também representa um crescimento de 3% em relação ao ano de 2024. Há 27 anos, Francisca Vasconcelos viu na indústria calçadista a oportunidade que precisava para melhorar de vida e criar sua primeira filha. “Eu trabalhava em casa de família e engravidei quando era menor de idade. Quando engravidei, não tinha condições de criar minha filha, então, fui em busca de algo melhor pra mim”, explica. O ano era 1999 e Francisca conseguia seu primeiro trabalho formal em uma fábrica de calçados recém-chegada ao município de Itapajé. Assim como Francisca, milhares de cearenses têm sua...
O mapa mais recente do Monitor de Secas, que traz informações sobre o cenário de novembro, indica que o nível de seca moderada avançou sobre o Ceará.
De acordo com a ferramenta, o estado apresentava apenas 5,25% no mês de outubro, já no último mês, ficou em 38,49%.
O avanço se deu, principalmente, no centro-sul do Ceará. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expansão está relacionada à típica de redução de chuvas em relação ao 1º semestre.
Entre os impactos apontados pelo Monitor de Secas, são esperados alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.