Equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreendeu um paredão de som, aplicou multa e conduziu o responsável por crime ambiental após constatar o uso do equipamento no município de Guaramiranga, onde qualquer tipo de poluição sonora é proibido por ser área de conservação ambiental. A ação ocorreu na noite desse sábado (1).
A equipe do BPMA do Destacamento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité recebeu as denúncias por meio do smartphone funcional, relatando paredão de som automotivo com volume abusivo na rua Limoeiro da localidade de Forquilha, em Guaramiranga.
No local apontado, foi visualizado, pelos policiais, um carro com um paredão de som automotivo acoplado no porta-malas, ligado e com volume abusivo. Foi feita a aferição do nível de ruído utilizando um sonômetro e o aparelho registrou 76,0 decibéis. Segundo a legislação vigente para a área, classificada como de conservação ambiental, qualquer tipo de poluição sonora é proibido, assim como existe uma recomendação do Ministério Público proibindo qualquer tipo de paredão de som automotivo na APA da Serra de Baturité.
Diante das evidências e constatada situação de flagrante de crime ambiental, foi dada voz de prisão ao proprietário do paredão e o aparelho de som foi apreendido, além de lavratura de uma multa ambiental (sanções administrativas).
Após a emissão do Auto de Infração Ambiental, bem como do Termo de Apreensão, o infrator foi conduzido até o Destacamento da APA de Baturité para os procedimentos cabíveis na esfera criminal.
Assessoria de Comunicação da PMCE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.