O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de uma cobra-de-veado, com cerca de dois metros de comprimento, nessa quarta-feira (05). O animal não peçonhento, que pertence à espécie jiboia, apresenta um corpo longo e coberto de listras coloridas. A cobra foi localizada em uma árvore situada em uma praça do bairro Cidade Gerardo Cristino de Menezes, em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.
Moradores passavam na praça quando avistaram o animal. Diante disso, uma equipe da 1ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foi acionada por populares, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para realizar o resgate. Na ocasião, a cobra foi encontrada enroscada em uma árvore da praça. Os bombeiros militares realizaram o resgate de maneira cuidadosa visando não ferir o animal.
Após o resgate, o animal foi encaminhado para ser solto em seu habitat natural.
Para onde ligar em casos de resgates de animais?
As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. O contato para acionamento de socorro do Corpo de Bombeiros (CBMCE) é feito por meio do número 193.
Dicas de prevenção de busca e resgate de animais
- Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
- Contate o CBMCE ou o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
- Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
- Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
- Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.