A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resgatou uma cadela que estava sendo mantida em situação de maus-tratos em uma residência no bairro Coaçu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. No mesmo dia, os policiais militares também resgataram duas espécies de jabuti-piranga, no bairro Granja Lisboa (AIS 2). A ação ocorreu na manhã dessa quinta-feira (6), após denúncia encaminhada ao policiamento ambiental.
A equipe do BPMA foi acionada para averiguar uma denúncia em que uma cadela estaria com sinais de maus-tratos. No local, os agentes identificaram a cadela presa a uma grade, sem acesso a comida e água, apresentando sinais de desnutrição. O ambiente estava insalubre, com grande acúmulo de fezes e urina.
O responsável pelo imóvel e pelo animal não foi localizado no momento da abordagem. Diante do flagrante de maus-tratos, a composição resgatou a cadela e a encaminhou à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foram registrados os procedimentos para desencadear a investigação e responsabilização penal.
Após os procedimentos legais, a cadela foi levada para avaliação veterinária na clínica Soul+Bicho e, posteriormente, encaminhada ao abrigo APA – Anjos da Proteção Animal.
Jabuti-piranga
No mesmo dia, os policiais militares do BPMA realizaram o resgate de duas espécies de jabuti-piranga. O resgate ocorreu no bairro Granja Lisboa (AIS 2). Ao chegar no local o solicitante entregou as duas espécies de jabuti-piranga. Os jabutis permanecem na sede do BPMA até serem encaminhados para o local de devidos cuidados.
Proteção Legal
Quem pratica maus-tratos contra cães comete crime previsto no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Em 2020, a Lei nº 14.064 aumentou a pena especificamente para casos de maus-tratos contra cães e gatos.
Pena prevista:
Reclusão de 2 a 5 anos,
Multa,
Proibição da guarda de animais.
Se o animal morrer em decorrência dos maus-tratos, a pena pode ser aumentada.
Além disso, o responsável pode ser processado civilmente para arcar com despesas veterinárias e indenizações. A denúncia pode ser feita à polícia, ao Ministério Público ou órgãos ambientais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.