Pular para o conteúdo principal

Lula defende cooperação sul-americana contra o crime organizado Em Cúpula do Mercosul, anuncia ainda reunião sobre ambientes digitais

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante a  Cúpula do Mercosul , em Foz do Iguaçu, que enfrentar o crime organizado deve ser uma das prioridades do bloco, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, não importando o perfil político dos governos dos países. Ele citou que o enfraquecimento das instituições democráticas é um dos problemas que abre caminho para atividades ilícitas. O presidente também citou uma série de ações em curso entre os países sul-americanos. "A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do Estado, independentemente de ideologia. O Mercosul demonstrou disposição de enfrentar as redes criminosas de forma conjunta. Há mais de uma década, criamos uma instância de autoridades especializadas em políticas contra as drogas. Neste semestre, assinamos um acordo contra o tráfico de pessoas. Criamos uma comissão para implementar uma estratégia comum contra o crime organizado transnacional. Instituímos um gru...

XV Bienal Internacional do Livro: Governador Elmano de Freitas anuncia 10 mil vale-livros para professores da rede estadual

 

O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura

Começou, nesta sexta-feira (4), a XV edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. A feira foi aberta ao público às 14h, reunindo 188 estandes, com 34 editoras, 25 livrarias e 32 distribuidores, além dos diversos espaços dedicados a atividades culturais. A cerimônia de abertura teve início às 20h, com destaque para o anúncio feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, de 10 mil vale-livros para os professores da Rede Estadual de Ensino.

“Nós precisamos valorizar nossos professores e professoras para que, cada vez mais, se qualifiquem e tenham acesso à nossa produção literária”, destacou Elmano. O incentivo à compra de livros e material pedagógico é uma maneira de proporcionar aos educadores um acesso ampliado à literatura e obras atualizadas de diversas áreas, fortalecendo sua formação continuada e aprimorando as práticas pedagógicas em sala de aula.

O governador lembrou que a iniciativa se soma aos 15.382 cardlivros distribuídos pela Prefeitura de Fortaleza para os professores da Rede Municipal. Cada professor contemplado receberá um crédito de até R$ 200 para a aquisição de livros nos estandes da Bienal. No total, os dois projetos significam um investimento de mais de R$ 5 milhões.

Abertura

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, as secretárias estaduais da Cultura, Luisa Cela, e da Educação, Eliana Estrela, e o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, e a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha. Subiram ao palco da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, o deputado federal José Guimarães e a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa.

A secretária Luisa Cela destacou a dimensão e a variedade da programação da Bienal e o protagonismo na edição deste ano. “Essa decisão foi conectada com a agenda de visibilidade e afirmação política. As mulheres têm uma presença na literatura que por muitos anos foi interditada”, afirmou.

O representante do MinC, Fabiano Piúba, destacou a importância da Bienal do Ceará para a economia do livro e parabenizou o trabalho da curadoria. “Uma boa feira de livro e uma boa festa literária reúnem democratização de acesso ao livro, um ambiente de promoção da leitura e formação de leitores, mas também de promoção da literatura e da economia do livro”, reforçou.

Encerrando os pronunciamentos, o governador Elmano de Freitas destacou, por fim, a pertinência do tema da Bienal este ano, “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. “Achei a frase absolutamente linda e forte. Diz muito para que a sociedade supere o machismo, supere as desigualdades. Mais uma vez as curadoras garantiram um posicionamento político correto da nossa Bienal”, concluiu.

O início da solenidade ficou a cargo do Grupo Afro Alagbará e o Ilé Axé Yeye Omin Iyó, que apresentou o espetáculo “Xirê Yabá – Nossas mães ancestrais”, com danças e músicas inspiradas nos terreiros e na religiosidade afro-brasileira. O Grupo destacou a força e liderança das mulheres na manutenção das tradições de matriz africana e na resistência de comunidades periféricas no País.

A música Indígena embalou, em seguida, a apresentação do coral “Nheengari Sambokar (Canto Livre)”, formado por 35 crianças da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. O grupo integra o projeto Tapera das Artes e interpretou canções da comunidade, incluindo músicas da Cacique Pequena, líder política e Mestre da Cultura, reconhecida em 2015.

Programação cultural

As atividades culturais da Bienal tiveram início às 17h, com uma homenagem feita na Praça do Cordel ao cordelista e ilustrador Arievaldo Viana, falecido em 2020, e ao cordelista e violeiro Lucas Evangelista, que nos deixou em janeiro passado. “O Arievaldo é um dos grandes nomes da nossa poesia popular, assim como o Lucas Evangelista, que era um dos nossos Mestres da Cultura”, destacou Klévisson Viana, coordenador do espaço, lembrando que os dois homenageados participaram de diversas edições da Bienal.

Às 18h30, o desfile “Iracemas: Mulheres à beira-luz” animou o público no Foyer Pavilhão Térreo – Oeste, dentro da programação Literatura e Moda. O desfile reuniu peças inspiradas na obra de José de Alencar e foi idealizado pelo produtor do evento DFB Festival, Cláudio Silveira, com peças de autoria de João Lobo.

Encerrando a noite, às 21h, a Arena Henriqueta Galeno, localizada no Pavilhão Térreo – Oeste, recebeu o show “Também Guardamos Pedras Aqui”, de Luiza Romão. A performance é inspirada em livro de mesmo nome vencedor do Prêmio Jabuti.

A Bienal é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (ISoDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.