Pular para o conteúdo principal

Ato na USP defende soberania nacional diante de tarifaço de Trump Manifesto foi lançado e diz que intromissão externa é inadmissível

  Representantes de movimentos sociais, partidos políticos, juristas, universidades, centrais sindicais e organizações da sociedade civil realizaram nesta sexta-feira (25) ato em defesa da soberania nacional. O evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, no centro da capital paulista. Um manifesto foi lido durante o ato com as  críticas às tentativas de intervenção na democracia brasileira . O ato ocorre diante das tarifas impostas aos produtos brasileiros pelo presidente do Estados Unidos, Donald Trump, sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), estaria sofrendo perseguição no país.  O manifesto, assinado pelas organizações participantes do ato,  repudia qualquer "forma de intervenção, intimidação ou admoestação" com objetivo de intimidar ou ameaçar o país .  "Intromissões estranhas à ordem jurídica ...

MST denuncia tentativa de despejo de ocupação no RJ por parte de PM Cerca de 500 famílias ocupam fazenda em Campos dos Goytacazes

 O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denuncia que a Polícia Militar (PM) tenta despejar 500 famílias que ocuparam na madrugada desta quinta-feira (24) a Fazenda São Cristóvão, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.

propriedade fica próximo ao distrito de Travessão e, segundo o MST, pertence ao Grupo Othon – o mesmo que possui rede de hotéis – e estaria arrendada para uma cooperativa de produção de açúcar. Na localidade funcionavam as usinas açucareiras Cupim e Barcelos, antes de serem arrendadas. O MST alega que a terra é improdutiva e pede a aceleração de um processo de reforma agrária.

De acordo com dirigente do MST do Rio de Janeiro Mateus Santos, a ação da polícia é arbitrária e sem ordem judicial para reintegração de posse. Ele afirma ainda que faltam ainda análises sobre o valor da fazenda, para que o procedimento de reforma agrária seja homologado.

“A polícia, a todo momento, está nos tensionando querendo fazer o nosso despejo com base no interdito proibitório. Só com base no interdito, porque os proprietários não se manifestaram ainda e não pediram reintegração de posse”, explicou.

Interdito proibitório é um tipo de ação que tem por objetivo evitar que o detentor da posse de um bem tenha esse direito ameaçado.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram

À Agência Brasil, a PM informou que agentes do serviço de inteligência do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam informações sobre uma invasão irregular de imóveis das fazendas Santa Luzia e São Cristóvão. "Após diálogo, os ocupantes se retiraram de forma voluntária sem necessidade de uso da força", diz a corporação. Ainda segundo a instituição, o policiamento permanece intensificado. 

Semana de mobilização

A ocupação da fazenda no norte fluminense faz parte da Jornada Nacional da Semana Camponesa, que acontece essa semana para marcar o Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado na sexta-feira (25).

Como o lema Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!, os sem-terra pressionam o governo federal por avanços na política de desapropriação de fazendas improdutivas que não cumprem a função social da terra, prevista no artigo 184 da Constituição Federal.

Na quarta-feira (23), o MST realizou atos em 22 capitais do país. Em São Paulo, houve ocupação da sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Assentamentos

No ano passado, o governo lançou o programa Terra da Gente, com o objetivo de acelerar a reforma agrária e estruturar assentamentos em todo o país. Desde 2023, o governo federal destinou mais de 17 mil lotes em assentamentos tradicionais. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, até o fim de 2025, serão 30 mil famílias assentadas em novos lotes e outras 30 mil até o fim de 2026.

*Matéria alterada às 16h30min. para acréscimo de informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.