Pular para o conteúdo principal

Defesa alega que ex-ministro atuou "ativamente" contra golpe de Estado Paulo Sergio Nogueira é acusado de instigar ação golpista

  A defesa do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira disse nesta quarta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o militar é inocente e pediu a absolvição do militar , que é um dos réus do núcleo crucial da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pela acusação,  o general foi acusado de endossar críticas ao sistema eleitoral, instigar a tentativa de golpe e de apresentar uma versão do decreto golpista para pedir apoio aos comandantes das Forças Armadas. Nas alegações finais enviadas ao Supremo,  os advogados de Nogueira afirmaram que ele aconselhava Bolsonaro e afirmava ao ex-presidente que nada poderia ser feito diante do resultado das eleições e que era contrário a adoção de qualquer medida de exceção. “Consoante extrai-se da prova dos autos, o general Paulo Sérgio é manifestamente inocente tendo atuado ativamente para evitar a realização de um golpe ...

*Funarte, em parceria com Laboratório do Futuro, apresenta plataforma Rede das Artes*



*Funarte, em parceria com Laboratório do Futuro, apresenta plataforma Rede das Artes*


*Novo ambiente digital busca fortalecer, conectar e difundir as artes brasileiras*



Plataforma Rede das Artes



Integrantes do Laboratorio do Futuro e da Funarte Lucas Pirola, Aline Vila Real, Renato Ruiz, Ângelo Brayner, Maria Marighella, Léo Lessa, Uirá Porã, Luisa Hardman, Paulo Barros e Laís Santos



Presidenta da FUNARTE Maria Marighella


Celebrando o Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Laboratório do Futuro, projeto ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC), lança a plataforma digital pública Rede das Artes, uma iniciativa inédita voltada à articulação e difusão da produção artística brasileira, em sua diversidade e abrangência. Com objetivo de construir, de forma colaborativa, um retrato vivo da cena artística nacional,  a plataforma permite o cadastramento de agentes, eventos, espaços, iniciativas e oportunidades das artes do Brasil, funcionando como um grande portal de pesquisa e acesso aos movimentos artísticos em atividade.


A Rede das Artes, assim, conecta redes criativas, de todas as regiões do país, viabilizando a identificação de possibilidades de parcerias para os profissionais do campo e de uma ampla agenda cultural para toda a sociedade. A partir da integração de dados e da participação ativa, a plataforma visa também fortalecer as políticas públicas para as artes, oferecer subsídios à difusão dos programas e ampliar a presença das artes brasileiras nos diversos espaços, online e presenciais.


"A Rede das Artes nasce para conectar, articular, visibilizar, difundir e fortalecer as artes em todo o Brasil. Um ponto de encontro e conexão entre agentes artísticos, grupos, coletivos, espaços, eventos, programas, políticas e público. No contexto da Política Nacional das Artes, a plataforma surge como parte da resposta a uma demanda histórica por mapeamento e fortalecimento dos diversos elos da rede produtiva das artes com foco na difusão nacional e no encontro com seus públicos. Um Brasil das Artes em movimento e comprometido com esse bem coletivo e o acesso às artes como direito de todas as pessoas", afirmou a presidenta da Funarte, Maria Marighella.


A Rede das Artes também é resultado de uma ampla estratégia digital que contempla a produção de metodologias participativas, fluxos de governança, tutoriais, cursos de formação e ferramentas de análise de dados. Ela também vai promover a integração de iniciativas fomentadas pela Funarte, sendo ainda um espaço de promoção de mais transparência e visibilidade aos projetos financiados com recursos públicos. 


“Além da dimensão tecnológica, a Rede das Artes conta com toda a dimensão formativa da Universidade, que conseguiu agregar, enquanto projeto de Extensão, diversos professores, pesquisadores e estudantes, atuando diretamente no desenvolvimento de soluções e na produção de pesquisas científicas sobre o tema. No projeto, atuam alunos de doutorado, mestrado e graduação, construindo assim uma malha de colaboração, produzindo inovações tecnológicas e conhecimento de ponta, como no caso da construção de um chatbot, por meio do qual o(a) usuário(a) da Rede das Artes pode solicitar informações em linguagem natural, que será traduzida para uma linguagem de acesso aos banco de dados”, afirma Angelo Brayner, professor da UFC.


“No Ceará temos longa experiência com a criação de soluções digitais para a cultura, e nesse momento de afirmação da soberania do país, é muito relevante apresentar uma solução digital livre, desenvolvida no Brasil, que já tem mais de 10 anos e agora está sendo incorporada na Política Nacional das Artes. O Laboratório do Futuro é uma estratégia para reforçar o papel da universidade, garantindo soluções digitais de interesse público”, informa Uirá Porã, um dos fundadores do Laboratório do Futuro.


O lançamento da plataforma Rede das Artes marca uma nova etapa para a política cultural no Brasil: descentralizada e inclusiva, que reconhece o papel central das artes na construção de uma sociedade plural, democrática e conectada. 


*Sobre a Funarte*


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil. Sua missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento, a difusão, a pesquisa e a memória das artes no país. Em 2025, completa 50 anos de existência, reforçando o seu compromisso com a construção e articulação de políticas públicas para as artes.


*Sobre o Laboratório do Futuro*


O Laboratório do Futuro, que une tecnologia com afeto e política com propósito, é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Mutirão. Inspirados pelo espírito insurgente do Movimento Felicilab, universidade e sociedade civil decidiram criar um espaço de experimentação e invenção de soluções para os problemas reais da sociedade. Estruturado como um projeto de extensão da UFC, vinculado ao Departamento de Computação, o Lab do Futuro é um ambiente em que pesquisa e criação operam de forma multidisciplinar, reunindo diferentes saberes, tecnologias e práticas.


*Serviço*

Lançamento da plataforma Rede das Artes

Ministério da Cultura | Fundação Nacional de Artes (Funarte)


Data: 12 de agosto de 2025, às 12h (horário de Brasília)


Plataforma Rede das Artes: rededasartes.cultura.gov.br 

Funarte: gov.br/funarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.