
Neste sábado, 18 de outubro de 2025, o Fortaleza Esporte Clube celebra seus 107 de glória e tradição. E para celebrar a data, a instituição terá uma programação distribuída por toda a data.
A Banda da Polícia Militar recebe os convidados a partir das 8h. Em seguida será celebrada uma cerimônia ecumênica, incluindo as palavras do Padre Fernando Palavra, do Pastor Wendy e de um representante do Espiritismo. Acompanhando o time em Belo Horizonte, Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF se faz presente através de um vídeo depoimento.
Dentro das dependências do clube, ocorre um café da manhã para colaboradores do Espaço de Convivência, com as presenças do Presidente José Rolim Machado, o Presidente do Conselho Deliberativo, José Wendell Regadas, e o Presidente do Conselho da SAF, Fabiano Barreira.
HOMENAGENS - TROFÉU SEM DEMONSTRAR CANSAÇO E LEÃO DE OURO
Em seguida haverá as homenagens, do clube e do Conselheiro Deliberativo. Se um time é formado sempre por 11 jogadores que vestem o Manto Tricolor a cada partida, a Associação, Fortaleza Esporte Clube, reconhecerá três grande figuras tricolores, enquanto o Conselho fará o reconhecimento de mais oito personagens que fizeram história em 2025, totalizando um time inteiro de homenagens.
Pelo clube serão celebrados, como é feito anualmente, um funcionário (Erandir - Treinador do Futebol Feminino Profissional), um ex-atleta (Leandro Lima) e um dirigente (Irlando do Nascimento Gomes - Diretor das Categorias de Base) com o troféu Sem Demonstrar Cansaço. Leão de Ouro.
O ano de 2025 foi marcante para Erandir. O ex volante do Fortaleza Esporte Clube, vestiu o Manto Tricolor em 364 jogos (incluindo os amistosos), foi Campeão Cearense por seis vezes (2000; 2001; 2003; 2004; 2005; 2008), além de dois acessos à Série A (2002; 2004). Atualmente é Treinador do Futebol Feminino Profissional, conquistando com as Leoas o acesso à Série A e o a Copa Maria Bonita, o Campeonato do Nordeste da categoria, em 2025.
Reconhecido pela temporada vitoriosa de 2024 no CT Ribamar Bezerra, o Diretor das Categorias de Base, Irlando Gomes celebra um total de 22 títulos, com campanhas históricas e muito trabalho para todos que fazem o Clube da Garotada. Entre os troféus estão seis Campeonatos Cearenses (Sub-11; Sub-13; Sub-14; Sub-17 feminino; Sub-17; e Sub-20). Pelo Brasileiro Sub-20, alcançou campanhas históricas, com uma Semifinal em 2024, e Quartas de Final em 2025, além de revelar talentos para o time profissional.
O ex atleta de destaque é Leandro Lima, foi um dos protagonistas do histórico Fortaleza Vice Campeão da Série C, em 2017, coroando a temporada com o acesso de volta à Série B, em 2018. O cearense, que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, foi autor de um dos gols contra o Tupi (2X0), no jogo de ida do tão sonhado acesso, na Arena Castelão.
Pelo Conselho Delberativo, recebem o troféu Leão de Ouro Júlio Salles (In Memoriam); Osvaldo Azin (In Memoriam); Edneuza de Abreu; Glay Maranhão; Fabiano Barreira; Alex Dourado; Lucca Prior; e Tainá Ribeira dos Santos.
Júlio Salles – em memória/In Memoriam: mais que narrador, Júlio Salles foi intérprete da alma tricolor. Um dos que batizaram o Fortaleza como “Leão”, dedicou sua vida a transmitir emoção e paixão pelo clube. Seu legado permanece eterno na história do Fortaleza e na voz da torcida.
Osvaldo Azin – em memória/In Memoriam: radialista, comentarista e presidente do Fortaleza em 1997, Osvaldo Azim viveu o futebol intensamente. Conselheiro do clube e responsável por trazer Sandro Gaúcho, seu legado permanece vivo na história do Tricolor e da comunicação esportiva cearense;
Fabiano Barreira: com mais de 15 anos de serviços prestados ao Fortaleza, Fabiano é empresário, conselheiro desde 2012 e já atuou como patrocinador máster e assessor da presidência. Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Fortaleza EC SAF. Sua trajetória é marcada por compromisso e amor pelo Tricolor.
Edneuza de Abreu: exemplo de amor passado de mãe para filha, Edneuza representa a continuidade da história iniciada por Dona Maria Celeste, que dedicou 23 anos ao Fortaleza. Sua rotina é um ato de entrega e carinho, simbolizando a força das mulheres que cuidam do Tricolor com paixão e devoção.
Glay Maranhão: referência em ortopedia e medicina esportiva, Dr. Glay Maranhão dedica sua carreira ao Fortaleza desde 2005. Presente em conquistas históricas e em campanhas internacionais, também levou sua experiência à Seleção Brasileira, deixando um legado de compromisso, cuidado e paixão pelo futebol.
Alex Dourado: de Quixadá para a história do Fortaleza, Alex construiu uma trajetória de 25 anos dedicada ao handebol tricolor. Foram mais de 80 conquistas, incluindo títulos estaduais, regionais e nacionais, que consolidaram o clube como potência na modalidade.
Lucca Prior: do sub-20 ao profissional em poucos meses, sua trajetória no Fortaleza já é marcada por conquistas e gols. Campeão cearense sub-20 em 2024, estreou no profissional em 2025 e vem crescendo a cada jogo, mostrando talento e gratidão por vestir a camisa tricolor.
Tainá Ribeira dos Santos: de Jequié para o Pici, Tainá é sinônimo de talento e superação. Campeã Cearense Sub-17, artilheira da Seleção Sub-20 e destaque da equipe profissional, constrói uma trajetória que inspira e representa o futuro vitorioso das Leoas.
NOVA LOJA E QUEIMA DE FOGOS
Como já virou tradição, a cada aniversário o clube entrega sempre uma grande obra. E para marcar esse ano, o torcedor tricolor vai poder conhecer a sua nova loja padrão no Pici, às 12h, e será nomeada Loja "Jorge Mota", em homenagem ao ex presidente do clube, e o mesmo estará presente.
Jorge Mota foi Presidente entre os anos 2000 e 2004, conquistando quatro campeonatos estaduais (2000, 2001, 2003 e 2004), além de dois acessos à Série A do Campeonato Brasileiro (2002 e 2004). Em 2014 ficou marcado por um momento histórico do Laion, sendo o primeiro Presidente eleito com o voto direto de sócios torcedores, sócios proprietários e conselheiros. Em seu segundo mandato conquistou mais dois Campeonatos Cearenses (2015 e 2016), e ficou conhecido como o Presidente "Papa-Penta."
Totalmente remodelada, a loja é inspirado na Laion World, é assinado pela Volt Sport, possui com uma entrada voltada para a Praça Ney Rebouças, além de um espaço de atendimento exclusivo ao sócio torcedor. Na ocasião, um dos sócios da Volta Sport, Fernando Kleimmann, estará presente na inauguração, e uma camisa alusiva ao 107 anos do clube, será lançada.
Finalizando a festa dos 107 anos do clube, a sua já tradicional queima de fogos, começando exatamente às 19h18, numa alusão ao ano de fundação do Fortaleza, em 1918.
PROGRAMAÇÃO - FORTALEZA ESPORTE CLUBE: 107 ANOS
- 8h – Alvorada da Banda do Comando da 10° Região Militar;
- 8h30 – Evento Ecumênico;
- 9h – Homenagens - Leão de Ouro e Troféu Sem Demonstrar Cansaço;
- 12h – inauguração da nova loja Fortaleza-Volt Sport
- 19h18 – Tradicional queima de fogos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.