Em solenidade comandada pelo governador Elmano de Freitas, HMJMA é transferido de volta oficialmente para a PMCE
Fundado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, a unidade de saúde estava incorporada à Sesa desde 2011
Com mais de 800 funcionários, 80 leitos à disposição e 10 especialidades médicas ofertadas, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), incorporado à Secretaria da Saúde desde 2011, voltou a pertencer à Polícia Militar do Ceará (PMCE) oficialmente, nesta quinta-feira (16), em solenidade comandada pelo governador Elmano de Freitas, em Fortaleza. Em 2025, o chefe do Executivo Estadual sancionou lei transferindo a unidade de saúde, recriando o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar.
“Esse momento era algo sonhado por todos aqueles e aquelas que fazem a PMCE. Um dia de justiça para os nossos policiais. Tenho muito orgulho de ser governador para poder realizar esse ato”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Fundado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, a unidade de saúde tinha como objetivo primário atender policiais e seus dependentes. Contudo, em 1993, o local passou a atender também pelo Sistema Único de Saúde. Desde 2023, dentro da gestão Elmano de Freitas, uma série de reformas aconteceram na estrutura. O investimento total foi de R$ 2.037.898,06.
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá comemorou a decisão histórica do chefe do Executivo Estadual. “Assim que cheguei aqui e olhei para a fachada, me emocionei. Todos sabem das minhas origens. Quero parabenizar o governador por essa decisão histórica, um verdadeiro patrimônio da PMCE. Estamos todos emocionados e gratos por essa sua justa e acertada decisão”, pontuou.
Os leitos da unidade de saúde estão distribuídos entre 34 para cirurgia geral; 12 para cuidados avançados; três para recuperação; 20 para maternidade; três para parto e oito para cuidados neonatal. As especialidades médicas ofertadas são ginecologia; clínica geral; pediatria; cirurgia geral; urologia; proctologia; dermatologia; oftalmologia; otorrinolaringologia e cirurgia bariátrica. Além dessas especialidades médicas, há também cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e de nutrição para internados.
Comandante-geral da PMCE, o coronel Sinval Sampaio lembrou o trabalho dos antigos comandantes e demais parceiros para que o momento desta quinta-feira chegasse. “A palavra é gratidão. O senhor continua fazendo esse resgate histórico, cumprindo o lema de proteger aqueles que protegem. É realmente agradecer ao senhor, ao secretário da Segurança, à parceria com a Sesa, aos ex-comandantes gerais e aos policiais militares que continuam confiando no trabalho”, afirmou.
O agora Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar conta, ainda, com três salas cirúrgicas; oito salas de atendimento ambulatorial; laboratório de exames e um centro de diagnóstico por imagem. O corpo funcional multidisciplinar possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
O coronel RR Manoel Mello, diretor geral do hospital, agradeceu ao governador Elmano por essa iniciativa. “O dia de hoje representa um resgate histórico para a PMCE. É uma reconquista para a nossa tropa. Muita gratidão e respeito ao nosso governador por essa ação”, disse.
Outras ações
Dentro da gestão Elmano de Freitas diversas ações foram realizadas relacionadas ao cuidado das forças de segurança. Como a entrega da nova sede da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE, assim como três ambulâncias para o equipamento; a chegada de nove veículos para a Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE e para os Núcleo de Assistência Biopsicossocial da PMCE em quatro municípios: Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Crateús; além do lançamento do Programa Bem Viver PM, voltado para o atendimento sistemático e especializado para os profissionais da reserva remunerada e/ou reformados, a partir de 60 anos de idade.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.