Pular para o conteúdo principal

Nota de Esclarecimento

 Nota de Esclarecimento A Associação Evangelizar É Preciso esclarece que a dimensão do público presente no Evangelizar Fortaleza torna o trabalho de coleta seletiva e limpeza durante o evento um grande desafio logístico. Agradecemos à Prefeitura de Fortaleza, que, por meio de suas equipes de limpeza urbana, realizou a coleta e o trabalho de manutenção logo após o encerramento das atividades. Informamos que, às 14h de domingo, a praia foi totalmente limpa e entregue em boas condições aos turistas e moradores da cidade. Reforçamos nosso compromisso com o cuidado com o meio ambiente e com o respeito aos espaços públicos, trabalhando sempre em parceria com as autoridades locais para garantir um evento de fé, organização e responsabilidade. Associação Evangelizar É Preciso

*Mortes súbitas durante atividades físicas: por que os casos têm aumentado?*

 

*Mortes súbitas durante atividades físicas: por que os casos têm aumentado?*

_Especialista da Hapvida aponta uso indiscriminado de anabolizantes, termogênicos e pré-treinos, além da ausência de avaliação cardiológica, como principais causas_ 


Nos últimos meses, mortes súbitas de pessoas durante atividades físicas em academias ou em práticas ao ar livre, que exigem maior condicionamento, têm sido cada vez mais noticiadas. Um dos casos recentes foi o de um homem de 44 anos que faleceu enquanto se exercitava em uma academia em Fortaleza. Situações como essa chocam a sociedade e levantam uma dúvida importante: por que pessoas jovens, que parecem estar saudáveis, morrem, de repente, durante o exercício? Cardiologista, integrante da Junta Médica da Hapvida, Augusto Vilela explica por que os casos estão aumentando e como se prevenir.  


A morte súbita é a parada cardíaca inesperada, geralmente causada por uma arritmia fatal, como fibrilação ventricular, que impede o coração de bombear sangue adequadamente. Em questão de segundos, a pessoa perde a consciência. Se não houver socorro imediato com desfibrilador e massagem cardíaca, o óbito ocorre poucos minutos depois. 


De acordo com Augusto Vilela, o aumento dos casos pode ser explicado por uma combinação de fatores, dentre eles, sedentarismo prévio e início abrupto de treinos intensos sem avaliação médica; uso indiscriminado de anabolizantes, termogênicos e pré-treinos, que sobrecarregam o coração; doenças cardíacas silenciosas, como miocardiopatias, arritmias hereditárias e doença coronariana precoce; e aumento do estresse e da pressão arterial, que são gatilhos para eventos cardiovasculares.


Além disso, o médico alerta para o envelhecimento da população ativa e recomenda a realização periódica de exames ou, caso seja sedentário, antes de começar a exercitar-se. “Há mais pessoas de 40 a 60 anos praticando exercícios intensos, às vezes, sem preparo adequado. A importância da avaliação cardiológica, antes de iniciar ou retomar atividades físicas, especialmente acima dos 35 anos, é essencial. É preciso realizar uma avaliação completa – incluindo eletrocardiograma, teste ergométrico ou ergoespirométrico, ecocardiograma e avaliação clínica detalhada de fatores de risco (pressão, colesterol, histórico familiar, uso de substâncias) –, permitindo identificar alterações silenciosas que podem ser fatais sob esforço físico intenso”, justifica Vilela. 


O cardiologista acrescenta ainda que as academias têm papéis determinantes para a prevenção de mortes súbitas entre os alunos. “Elas devem estar preparadas para agir rapidamente em casos de emergência. Ter um desfibrilador externo automático (DEA) disponível no local é muito importante. Além de treinar os instrutores e funcionários para reconhecer e agir diante de uma parada cardíaca, estabelecer protocolos de emergência, com ligação imediata ao SAMU e início da reanimação. Essas medidas multiplicam as chances de sobrevivência, já que o tempo é o fator decisivo: cada minuto sem reanimação reduz em 10% a chance de vida”, enfatiza o médico. 


Apesar dos casos de morte que assustam, Vilela destaca que o exercício físico é fundamental para a saúde, mas que deve ser praticado de forma segura e orientada. Conforme explica, assim como fazemos revisão em um carro antes de viajar, o coração também precisa ser “revisado” antes de grandes esforços. Ele defende que a prevenção salva vidas e a avaliação cardiológica deve ser vista como parte do treino, não como um obstáculo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.