Pular para o conteúdo principal

Capital Limpa e Ordenada: Agefis realiza mais de mil ações de fiscalização em novembro de 2025

  Capital Limpa e Ordenada: Agefis realiza mais de mil ações de fiscalização em novembro de 2025 Esta é a segunda etapa da operação. Ao todo, 1.282 fiscalizações foram realizadas e 875 irregularidades foram constatadas no mês Compartilhe: A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou, no mês de novembro, 1.282 operações de fiscalização. Os números fazem parte da segunda etapa da operação Cidade Limpa e Ordenada, iniciada em setembro, que tem como foco intensificar o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e reforçar o ordenamento do espaço público na Capital. Ainda no mesmo mês, a Agefis constatou 875 irregularidades e emitiu 1.030 documentos fiscais, sendo 454 autos de infração e 576 notificações. As equipes atuaram em áreas estratégicas da cidade, especialmente onde há maior concentração de grandes geradores de resíduos. Na primeira etapa da operação, encerrada em outubro, também houve forte atuação da Agefis, com 3.645 fiscalizações realizadas. Destas, 2.004...

Acordo histórico define o futuro das barracas da Praia do Futuro Chegou ao fim, após 20 anos de disputas judiciais, o impasse envolvendo as famosas barracas da Praia do Futuro.

 Uma notícia que vai mudar a paisagem de um dos cartões-postais mais amados de Fortaleza! Chegou ao fim, após 20 anos de disputas judiciais, o impasse envolvendo as famosas barracas da Praia do Futuro. Um acordo histórico, fechado na última terça-feira (25), põe fim a uma batalha que começou em 2005 e abre um novo capítulo de organização e desenvolvimento para a orla.

A princípio, a solução foi construída em conjunto por todos os envolvidos: União, Estado, Município, Ministério Público Federal e os próprios empresários. Após longas negociações, chegou-se a um consenso que permite que as barracas permaneçam no local, mas seguindo novas regras claras e modernas.

O Que Muda na Prática?

Ao mesmo tempo, a grande novidade é a padronização. Para organizar o visual da praia e garantir justiça entre os comerciantes, as barracas deverão se enquadrar em um dos três tamanhos definidos. A tabela abaixo resume as novas regras:

ItemNova Regra
PadronizaçãoTrês tamanhos únicos permitidos
Tamanho Pequeno500 m² (equivalente a cerca de 5 lotes de terra juntos)
Tamanho Médio1.000 m²
Tamanho Grande1.500 m² (tamanho máximo)
EstruturasProibição de construir além da área delimitada
Áreas de LazerReadequação dos parques aquáticos
Área de AtendimentoSem mesas e cadeiras fixas na areia
Praia do Amor em PIPA RN
As barracas de praia fazem parte da cultura do Nordeste – foto Máximo Serpa
Turismo Nordeste

Uma Vitória para Todos

Este acordo é uma conquista para toda a cidade. Para os empresários, traz a segurança jurídica que faltava para investir e melhorar seus negócios. Para o poder público, permite realizar um sonho antigo: a reurbanização completa de um trecho da orla que vai da Rua Ismael Pordeus até o Caça e Pesca.

A Praia do Futuro vai passar por uma transformação nos moldes do que foi feito na nova Beira-Mar. Haverá um concurso público para escolher o melhor projeto urbanístico, que incluirá a instalação de equipamentos públicos, policiamento fixo e melhorias na infraestrutura. O objetivo é criar um espaço plural, acessível e seguro para moradores, turistas e trabalhadores.

Do Conflito à Conquista

O impasse começou em 2005, quando a Justiça Federal determinou a retirada de todas as estruturas por serem uma ocupação irregular em área da União. Desse modo, esse conflito travou investimentos e deixou todos em uma situação de insegurança.

Agora, com o diálogo, foi possível encontrar um caminho que equilibra o uso comercial, a preservação ambiental e o respeito ao patrimônio público. O fim deste longo capítulo não só resolve um problema local, mas também serve como um exemplo positivo de que é possível solucionar conflitos complexos por meio da negociação, inspirando outras cidades litorâneas do Brasil.

Portal NE9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.