A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, na tarde dessa quinta-feira (6), uma dupla suspeita de posse ilegal de arma de fogo em Araripe, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do estado. Os dois homens, de 59 e 68 anos, guardavam um revólver e duas espingardas em suas respectivas residências. Eles foram detidos por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e colocados à disposição da Justiça. Por volta das 16h, os raianos receberam informações de que dois homens negociavam armas em uma residência situada no bairro Lagoa da Mata, zona rural do município. Os policiais militares se deslocaram até o local e abordaram os suspeitos indicados. O primeiro deles, de 68 anos, guardava na própria residência uma espingarda .12 desmuniciada. O segundo, de 59 anos, morava próximo e possuía um revólver .38 e uma espingarda .12 e dois cartuchos intactos em sua residência. Diante dos fatos, os dois homens foram conduzidos até a Delegacia de Po...
CCC promove mais um curso destinado a cuidadores de pacientes assistidos na Rede Sesa
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) promove, nos dias 10 a 14 de novembro, de 8h às 17h, o 7º Curso de Cuidadores, que será realizado na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A capacitação tem o intuito de preparar os profissionais ou acompanhantes de pacientes a lidar com situações inerentes às pessoas acamadas e evitar uma reinternação hospitalar. Ao todo, cerca de 30 participantes devem participar desta edição.
Além de cuidadores da CCC, participam pessoas ligadas ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e ao Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), que contam com Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). Os participantes são selecionados internamente nas três unidades da Rede Sesa de acordo com disponibilidade e interesse do profissional ou parente de paciente.
Desde 2002, a função de cuidador foi reconhecida como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil. O cuidador é considerado o indivíduo que assiste e promove bem-estar, saúde, alimentação, higiene, educação, cultura e lazer à pessoa dependente. Esta função é muitas vezes atribuída à família, que passa a ter o compromisso pelo cuidado prolongado no âmbito do domicílio.
Cuidadoras exibem com orgulho o certificado do curso de cuidadores
“O curso é fruto de um trabalho conjunto entre a equipe multidisciplinar que tem como propósito fortalecer a formação de cuidadores, promovendo o cuidado humanizado, a segurança do paciente e o acolhimento no processo de reabilitação e desospitalização, refletindo o compromisso da nossa instituição com a educação permanente e a qualidade da assistência”, explica a analista de Educação Permanente da Casa de Cuidados, Daniela Marinho.
Casa de Cuidados investe na qualificação dos cuidadores com treinamentos quinzenais e cursos de 40 horas com direito a certificado
Os requisitos são ser maior de 18 anos, ter alfabetização completa e é desejável ter um cuidador substituto durante o período do curso. Entre os assuntos abordados, estão os cuidados na administração de medicamentos; perfil e papel do cuidador; segurança do paciente, aparelhos e equipamentos, ventilação mecânica, orientações com dieta, higiene oral, uso de sondas, lavagem das mãos, lesões de pele, entre outros. Há aulas teóricas e práticas.
Renata Amorim, 43, tem experiência como cuidadora e será a primeira vez que vai fazer o curso. “A expectativa é a melhor possível. Atuo há anos como cuidadora, mas será a primeira vez que vou fazer um curso assim. Até então, o que sei foi adquirido durante a prática profissional. Mas sei o quanto uma qualificação é importante para o mercado de trabalho”, afirma.
A unidade conta com cuidadores familiares, voluntários e contratados. “Selecionamos os assuntos que julgamos importantes para manter o paciente seguro na residência. Dessa forma, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.
Cuidadora Lucivania Araujo foi uma das alunas do curso de cuidadores da CCC
Lucivania Araujo, 51, foi aluna do último curso de cuidadores promovido pela Casa e relata que achou a capacitação completa. “Eu já tinha feito três cursos, mas o daqui eu achei o melhor. Tenho nove anos de profissão e ainda assim aprendi muita coisa que não sabia, o procedimento no banho, por exemplo, eu fazia de uma forma e lá aprendi de outra forma bem mais eficaz”, explica.
O curso oferece uma certificação de 40 horas ao cuidador, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. Aquele que concluir o curso com bom aproveitamento recebe certificado.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.