A Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo, no Centro de Fortaleza, amanheceu esta terça-feira (11/11) com bandeiras hasteadas a meio-mastro, sinal de luto pelo falecimento do industrial e ex-Presidente da FIEC, que dá nome à unidade. As homenagens começaram por volta das 9h40, marcadas por emoção e reconhecimento.
Do lado de fora, o céu nublado parecia acompanhar o sentimento que tomou conta da escola. Do lado de dentro, na quadra esportiva, o violino do maestro Gladson Carvalho conduziu o início das homenagens. Reunidos, alunos, professores e colaboradores prestaram um tributo coletivo a quem dedicou a vida ao desenvolvimento da indústria.
“Todos nós, que fazemos a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com suas casas, SESI, SENAI e IEL, e as escolas SESI SENAI, nos aproximamos, hoje, por um motivo triste: o falecimento do Dr. Roberto Macêdo. Nossa homenagem deixa evidente a sua importância e principalmente o nosso sentimento, nosso apoio, nosso abraço e o nosso afeto para a família que, agora, se despede dele, mas que vai encontrar, sempre, no chão dessa escola, um lugar onde estaremos fazendo nosso melhor pela educação”, disse a Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho.
Para o Diretor Escolar Reverson Nascimento, o legado de Roberto Macêdo é e continuará sendo uma inspiração para os alunos da rede SESI Ceará.
“Hoje, relembramos o legado de um industrial que se destacou dentro da nossa Federação, mas principalmente nos setores alimentício e de tintas, como alguém que teve senso de responsabilidade social e socioambiental. É o industrial que dá nome a essa escola, berço da educação de tantas crianças e adolescentes que estão aprendendo e construindo o seu futuro de maneira conjunta com esse nome.”
A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Ana Larissa Abreu, falou em nome dos colegas e expressou gratidão por estudar em uma instituição que carrega o nome de Roberto Macêdo.
“Eu amo a escola, sou apaixonada pela educação e não poderia deixar de falar dessa gratidão que sinto genuinamente pela figura do Dr. Roberto Macêdo, que acreditou verdadeiramente no poder transformador que existe dentro do ambiente escolar. Sou grata por essa instituição, pelo quanto a robótica foi algo que transformou a minha vida, em todos os aspectos. Então, geralmente, nesses momentos, as pessoas fazem um minuto de silêncio. Mas hoje eu peço para que nós possamos fazer um minuto de palmas, em homenagem a esse legado tão grande e tão bonito que foi deixado por ele”, disse ela, antes de um longo aplauso coletivo.
A Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo foi inaugurada no dia 8 de março de 2024, com a presença do próprio homenageado. Na ocasião, Macêdo afirmou: “É motivo de grande orgulho ter meu nome dado a essa escola SESI de Referência, uma unidade de ensino que tem metodologia inovadora, voltada para a preparação de estudantes para serem bons profissionais e bons cidadãos, interagindo entre si e aprendendo por meio de disciplinas integradas e integradoras de teoria com a prática.”
Dirigindo-se aos estudantes e educadores, completou com palavras que, agora, ganham ainda mais significado: “Às jovens e aos jovens que vierem estudar aqui, suas professoras e professores, e à toda comunidade escolar, meus desejos de que tirem o melhor proveito dessas excelentes e modernas instalações, e que tenham uma convivência harmoniosa que promova o crescimento pessoal e coletivo, juntamente com a sociedade que será beneficiada por esse grandioso empreendimento”.
Leia mais:
Nota de pesar - Roberto Proença de Macêdo
Roberto Proença de Macêdo, um líder que marcou a história da indústria cearense
(1).jpeg)














Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.