Governador Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura

Chefe do Executivo estadual se reuniu com representantes do setor para pactuar ações
Na manhã desta quinta-feira (27), o governador Elmano de Freitas esteve reunido com servidores da Cultura para discutir as demandas apresentadas pela categoria. Na ocasião, foi assinado um acordo com os efetivos da área, garantindo a criação de um Plano de Cargos e Carreiras, o primeiro do país. O encontro, realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou também com a presença da secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela.
“Somos a Secretaria da Cultura mais antiga do Brasil e agora a primeira a assegurar uma carreira específica para os servidores”, celebrou o governador Elmano de Freitas, em postagem nas redes sociais. De acordo com o gestor, o ato representa mais reconhecimento, valorização e oportunidades “para quem dedica sua vida à cultura”. “Seguimos firmes, construindo políticas públicas que respeitam e impulsionam nossos servidores”, acrescentou.

Outras medidas firmadas entre o Governo do Ceará e os servidores foram o aumento de 33% no vencimento base para os ocupantes dos cargos de Analista de Gestão Cultural, novas referências, uma nova classe e gratificações específicas para detentores de função. Outro ponto assegurado no encontro foi o reajuste anual, a partir da implantação de uma lei, cujo projeto será elaborado com base nos resultados pactuados.
60 anos da Secult

A secretária da Cultura, Luisa Cela, também participou do encontro e destacou que a conquista marca o início das celebrações dos 60 anos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), que serão celebrados em 2026. “A primeira Secretaria da Cultura do Brasil segue sendo pioneira e criando referências para o Brasil, com o Plano de Cargos e Carreiras específico. Esta conquista valoriza a atuação dos servidores e servidoras e amplia a eficiência do trabalho das Políticas Públicas em nosso Estado.”
Fundada em 9 de agosto de 1966, a Secult tem sido vanguardista em diversas ações que inspiraram outros estados e até mesmo o Ministério da Cultura do Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.