Prefeitura de Fortaleza realiza 3º Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 neste sábado (29/11) Ao todo, 61 pontos de vacinação estarão distribuídos nas Regionais de Saúde 1, 3 e 5, com a atuação de mais de 600 profissionais
Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (29/11) o 3º Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. Ao todo, 61 pontos estarão distribuídos nas Regionais de Saúde 1, 3 e 5, com a atuação de mais de 600 profissionais. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a proteção de cães e gatos e contribui para manter a cidade livre da raiva, doença controlada na Capital, sem registros de casos humanos há mais de duas décadas.
Confira os locais de vacinação do 3º Dia D
Ainda assim, seguem sendo identificados casos da doença em animais silvestres, como saguis e morcegos, além de felinos em situação de rua. O vírus da raiva é letal e pode ser transmitido ao ser humano. A forma mais eficaz de controle e prevenção é a vacinação antirrábica de cães e gatos.
Campanha Antirrábica
Iniciada em outubro, a campanha segue até 22 de dezembro de 2025 e contará com quatro Dias D. O quarto e último Dia D será realizado em 6 de dezembro, contemplando as Coordenadorias Regionais de Saúde 2, 4 e 6.
Nas duas primeiras etapas, foram vacinados mais de 120 mil animais no primeiro Dia D realizado em outubro e um pouco mais de 95 mil doses aplicadas no segundo Dia D, em novembro. Neste ano, Fortaleza já registra 305.168 animais imunizados, somando doses aplicadas durante a campanha atual e em outras ações desenvolvidas ao longo do ano.
A expectativa do município é que cerca de 400 mil animais sejam vacinados ao longo de toda a campanha. A imunização é reconhecida como a forma mais eficaz de prevenção contra a raiva, protegendo tanto os animais quanto as pessoas.
Além das ações itinerantes, a campanha disponibiliza nove pontos permanentes, os oito boxes de zoonoses, que funcionam de segunda a sexta-feira, e o Centro de Controle de Zoonoses, que atende diariamente, incluindo fins de semana.
Público-alvo
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Fêmeas prenhas e animais doentes ou em recuperação não devem receber o imunizante.
A SMS orienta que os tutores procurem o ponto mais próximo para garantir a proteção dos animais e da comunidade.
Meta Nacional
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% da população canina, e Fortaleza já alcança 66%, com 193.124 cães vacinados.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.