![]()
A 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (1ª CMR) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) celebrou, nessa terça-feira (9), seu aniversário de cinco anos com uma programação marcada por demonstrações técnicas, confraternização e pela realização do V Desafio de Mergulho do CBMCE. O evento ocorreu na piscina de saltos da Academia Estadual de Segurança (Aesp) e reuniu mergulhadores de resgates, militares convidados e autoridades.
A prova consiste em um circuito técnico realizado em apneia, simulando situações enfrentadas em operações de salvamento. O comandante-geral do CBMCE em exercício, coronel Wagner, explica que a prova visa a preparação e o fortalecimento dos mergulhadores. “Este treinamento tem o objetivo de compartilhar técnicas e ações que fazem parte do dia a dia operacional. A equipe planejou cada atividade para simular situações reais enfrentadas pelos mergulhadores, fortalecendo a preparação de todos.”
O comandante da 1ª CMR, o tenente Samuel Nogueira, reforça que “muitas vezes, em situações reais, utilizamos procedimentos semelhantes para localizar vítimas submersas ou atuar em afogamentos em andamento. A prova exige preparo físico, domínio da apneia e concentração, habilidades que treinamos constantemente”.
Como funciona a prova
Durante o percurso submerso, o competidor deve cumprir cinco obstáculos consecutivos, conduzindo um lastro de 1 kg. Entre os desafios, estão: passagem por obstáculo submerso; matemática subaquática, resolvendo uma soma com bolas de sinuca no fundo da piscina; execução de nós operacionais (lais de guia e fiel, com arremate); reflutuação de peso usando apenas o ar dos pulmões; e montagem de sete conexões que formam a letra “H”.
![]()
Após completar os obstáculos, o competidor sobe à superfície, entra completamente em um bote inflável e toca o sino. O vencedor é definido pelo menor tempo total, considerando eventuais penalidades previstas em regulamento, como erros de execução, apoio indevido na borda da piscina ou falhas nos obstáculos. O resultado da competição foi: o aluno Pontes recebeu a medalha de ouro, o cabo Kairon garantiu a prata e o cabo Ary levou o bronze.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.