Um reconhecimento às pessoas que fazem jornalismo profissional e de qualidade e que ampliam o conhecimeto da sociedade sobre a Universidade Federal do Ceará. Esse foi o tom da cerimônia de entrega do Prêmio UFC de Jornalismo, ocorrida na noite de segunda-feira (15), no auditório da Reitoria. Promovida pela Secretaria de Comunicação e Marketing (Secom-UFC), a premiação valoriza as melhores reportagens e fotografias divulgadas na imprensa local ou nacional cujo tema principal sejam ações desenvolvidas pela universidade.
A temática desta segunda edição foi “UFC: transformando vidas”, e a ideia era que a produções mostrassem como o ensino, a pesquisa e a extensão da instituição promovem mudanças na vida de indivíduos e comunidades. A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Lucas D’Paula, da Secom. Na sequência, houve um coquetel de confraternização nos jardins da Reitoria.

A secretária de Comunicação e Marketing da UFC, jornalista e professora Kamila Fernandes, disse que, além de reconhecer o talento e o profissionalismo dos jornalistas, o prêmio é importante também para reforçar os laços da UFC com a imprensa cearense.
MAIS DE 70 ANOS SENDO NOTÍCIA - “Nós precisamos de vocês, precisamos da imprensa. Porque sozinhos nós comunicamos alguma coisa, mas com a imprensa do lado nós expandimos, furamos bolhas e alcançamos um público muito maior”, destacou Fernandes. Ela mencionou que a UFC é notícia há mais de 70 anos, pois desde sua fundação a instituição está fortemente presente no noticiário. E acrescentou que existe um carinho especial dos jornalistas com a universidade, até porque muitos dos profissionais são egressos do curso de Jornalismo da UFC.
A vice-reitora Diana Azevedo disse que iniciativas como o Prêmio UFC de Jornalismo são importantes no sentido de “colocar de volta a UFC no colo da sociedade cearense”. “Eu notava que, nos últimos anos, a universidade estava escapando dos bem-quereres, dos afetos da sociedade cearense. Iniciativas como essa movimentam a imprensa, a classe jornalística dentro e fora da universidade no sentido de estreitar esses laços”, disse a vice-reitora, destacando que a boa informação é um dos ativos mais importantes na atualidade. Ela também fez elogios ao trabalho da Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC e disse que o Prêmio de Jornalismo é “um gol de placa” do setor e que veio para ficar.
ENCONTRO AFETIVO - O reitor Custódio Almeida disse que a relação da universidade com os veículos de imprensa, que se dá diariamente, precisa ser “um encontro mais afetivo possível”. Ele salientou que o curso de Jornalismo da UFC (inicialmente chamado curso de Comunicação Social) já tem mais de 60 anos, o que, segundo ele, mostra que ainda cedo “a universidade teve clareza da importância dessa formação para a sociedade cearense”. Almeida pontuou ainda que, ultimamente, a UFC tem buscado trazer pautas que não são apenas de interesse institucional da universidade, mas de todo o Ceará, especialmente das cidades onde a UFC tem campi.
PREMIAÇÃO - O prêmio conta com cinco categorias: Reportagem em Texto, Reportagem em Áudio, Reportagem em Vídeo, Fotojornalismo e Universitária. Nesta edição, foram inscritos 44 trabalhos, um acréscimo de 50% em relação à edição do ano passado. Os prêmios variam de R$ 500 a R$ 3 mil. Veja a lista dos trabalhos e jornalistas premiados:
Reportagem em Texto
1º lugar
Thatiany do Nascimento Pereira
Diário do Nordeste
Reportagem “Alunos 60+ ocupam universidade para manter mente ativa, socializar e reforçam debate sobre inclusão”
2º lugar
Maria Gabriela Ferreira Feitosa
G1 Ceará
Reportagem “A contaminação silenciosa que ameaça a segurança alimentar de comunidades tradicionais em zona rural do Ceará
Reportagem em Áudio
1º lugar
Luciano Augusto de Loyola Diógenes
Rádio Jovem Pan News Fortaleza
Série “Do laboratório à vida real - a ciência que cuida e transforma”
2º lugar
Mariana Lazari da Silva e Silva, Beatriz Irineu Ferreira e Sofia Leite Pereira
Verdinha FM 92.5
Reportagem “Envelhecer em movimento”
Reportagem em Vídeo
1º lugar
Aline de Oliveira Lima, Lucas Falconery, Nilton Alves, Carlos Marlon, Susy Costa, Angélica Ferreira, Otávio Augusto, Jemmyle Cunha e Igor Pontes
TV Verdes Mares
Série “Educação: quando a Universidade transforma histórias”
2º lugar
Emanuel Bruno Nogueira de Farias, Liliana Benevides, Leandro Silva, Ezildo Correia, Augusto Justino, Leandro Cazumbá e George Prudente
TV Ceará
Série “Da desigualdade à oportunidade”
Fotojornalismo
1º lugar
Fabiane de Paula Souza
Diário do Nordeste
Série de fotos "60+ na universidade"
2º lugar
Daniel Bezerra Calvet
O Otimista
Série de fotos “Além dos muros da universidade: projetos acadêmicos transformam realidades no Ceará”
Universitária
1º lugar
Ana Alice Teixeira Freire, Geovana Almeida de Oliveira, Karizia do Nascimento Marques, Laura Gisele Diógenes Irineu, Mariana Correia Pereira de Almeida, Vicente Buccarini Mesquita de Morais
UFC
Série sonora “Educação ambiental transformando vidas”
2º lugar
Jonathan Borges Ferreira e Alexandre Icaro de Almeida Santiago
UFC / Universitária FM
Série sonora "De estudante para estudante"
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: ufcinforma@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.