Pular para o conteúdo principal

Flamengo encara mexicano Cruz Azul na estreia da Copa Intercontinental Partida com início às 14h desta quarta-feira classifica à semifinal

  Recém campeão brasileiro e da Libertadores da América, o Flamengo vai em busca do terceiro título do ano em Doha (Catar). Nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), o Rubro-Negro estreia na Copa Intercontinental contra o Cruz Azul (México), no Estádio Ahamad bin Ali. A competição anual reúne os seis campeões continentais.  O vencedor leva o troféu Derby das Américas e avança à semifinal contra o Piramyds (Egito), no próximo sábado (13). Quem levar a melhor, se classifica à grande final contra o Paris Saint-Germain (PSG), no dia 17 de dezembro.   A expectativa é que o técnico Felipe Luís escale a mesma equipe que derrotou o Palmeiras por 1 a 0 na final da Copa Libertadores, em Lima (Peru), no último dia 30. O treinador projeta um embate acirrado na estreia dos cariocas contra os mexicanos. Nas três vezes em que se enfrentaram na história, o Cruz Alta somou duas vitórias e também houve um empate. “O Cruz Azul é um time muito competitivo e muito bem t...

Em dezembro, Museu Ferroviário oferece visitas mediadas gratuitas com acessibilidade e oficinas

 

Programação reúne atividades sobre patrimônio e arte para todos os públicos, com visita mediada acessível em Libras

Museu a céu aberto é uma visita mediada pela história e memória da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe – Crédito: João Ferreira
Neste mês de dezembro, o Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante — promove visitas mediadas para todos os públicos, com oficinas e acessibilidade. As atividades são gratuitas.

A primeira visita acontece neste domingo (14), das 11h30 às 12h30. A programação Museu a céu aberto, realizada em parceria com a Estação das Artes, é uma visita mediada por educadores museais pela história e memória da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe. O público vai conhecer a trajetória da centenária estação, entregue à sociedade em 1880, a partir de importantes ícones edificados: a fachada, as placas de inauguração, a Gare, os trilhos, as obras do artista Descartes Gadelha e os sítios arqueológicos. A atividade conta com 30 vagas disponíveis por ordem de chegada.

Já no sábado (21), convidamos a comunidade surda para uma visita mediada acessível em Libras à exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará”. Realizada por educadores museais e Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILs), a ação integra o programa Ferrovia Acessível, cuja missão é garantir e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao equipamento.

No domingo (21), a última atividade do Museu Ferroviário em 2025 é a visita mediada Trechos, sem necessidade de agendamento prévio. O tema desta edição é “Arte entre linhas”, um passeio pelo encontro entre arte e ferrovia por obras que vão do impressionismo ao modernismo, passando pelo realismo americano e pelas vanguardas europeias. O público vai conhecer trens, estações e paisagens ferroviárias que inspiraram artistas Monet, Hopper, Tarsila do Amaral, De Chirico, Turner, entre outros, revelando histórias de modernidade, movimento, partidas e chegadas. A experiência será finalizada com uma Oficina de Mosaico, com 15 vagas disponíveis por ordem de chegada.

As exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará” e “Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção” seguem em cartaz em Fortaleza e Senador Pompeu, respectivamente.

📌 Visitas mediadas – Museu Ferroviário Estação João Felipe

Museu a céu aberto: visita mediada à antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe
Quando: domingo, 14.12, das 11h30 às 12h30
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Gratuito. 30 vagas disponíveis por ordem de chegada.

Visita mediada acessível em Libras
Quando: sábado, 20.12, das 16h às 17h
Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de Maio, s/n – Centro)
Gratuito e aberto ao público

Visita mediada Trecho “Artes entre Linhas” + Oficina de mosaico
Quando: domingo, 21.12, das 11h às 12h30
Onde: Museu Ferroviário (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Gratuito e aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.