Pular para o conteúdo principal

Governo de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com Enel Decisão foi tomada após reunião entre governador, prefeito e ministro

  O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram que vão levar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido de caducidade do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica que a Enel detém na capital paulista e em outros 23 municípios da região metropolitana.   Na última semana  milhões de clientes da distribuidora ficaram sem energia elétrica  por mais de cinco dias após a queda de árvores sobre a rede de fios, que destruiu cabos e postes. Segundo Tarcísio, o governo fez um levantamento profundo das falhas reiteradas da prestação de serviço, e já vinha trocando informações com o Ministério de Minas e Energia e com a Aneel, para que providências sejam tomadas.  “É insustentável a situação da Enel em São Paulo, ela não tem mais condição de prestar serviço, tem um problema reputacional muito sério, tem um problema de deixar a nossa populaçã...

Embaixador do México no Brasil visita UFC, em missão focada na cooperação acadêmica e empresarial com o Ceará

 Em nova agenda de internacionalização, o reitor da Universidade Federal do Ceará Custódio Almeida recebeu, na tarde do dia 12 de dezembro, Carlos Eugenio García de Alba Zepeda, embaixador do México no Brasil. Empossado no cargo há cerca de um mês, o representante diplomático priorizou iniciar sua missão no Brasil por estados do Nordeste e foi recepcionado no Salão Dourado da Reitoria da UFC.

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Custódio Almeida (reitor da UFC), Carlos Zepeda (embaixador do México), Leinha Souza (Prointer), José Neto (cônsul do México em Fortaleza), Danyelle Nilin (Departamento de Sociologia) e Cícero Miranda (diretor do CH). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)
Da esquerda para a direita: professor Custódio Almeida (reitor da UFC), Carlos Zepeda (embaixador do México), Leinha Souza (assessora da Prointer), João Soares Neto (cônsul do México em Fortaleza), professora Danyelle Nilin (Departamento de Sociologia) e professor Cícero Miranda (diretor do CH). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Além do reitor e do embaixador, o encontro contou com a presença do Cônsul Honorário do México em Fortaleza, João Soares Neto; do diretor do Centro de Humanidades da UFC, professor Cícero Miranda; da professora Danyelle Nilin Gonçalves, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Política, Educação e Cidade (Lepec); e da assessora de internacionalização da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais, Leinha Souza.

O objetivo da programação de Carlos Zepeda no Estado tem sido conhecer de perto instituições públicas e privadas para fortalecer parcerias Ceará-México em campos estratégicos como comércio exterior, agricultura, energias renováveis e tecnologia da informação – áreas nas quais o Ceará tem despontado no cenário global como um ator importante. A cooperação ainda incipiente entre o Estado e o país da América do Norte movimentou US$ 61 milhões em 2024, e o governo mexicano vê com otimismo o estreitamento das relações.

Durante a reunião, o embaixador destacou que a escolha pelo Nordeste como ponto inicial de sua missão diplomática no país foi estratégica. “Desde o início, quando assumi, quis começar minha missão não por São Paulo ou Rio de Janeiro, que já são prioritários para a diplomacia, mas por outros estados mais distantes desse eixo, porém com grande potencial de cooperação empresarial e acadêmica”, afirmou. No âmbito universitário, o diplomata sinalizou o interesse em avançar na criação de uma Cátedra México-Brasil, voltada a intercâmbios em searas como liderança, juventude, tecnologia e cultura, como forma de fortalecer bilateralmente os laços acadêmicos.

Imagem: Participantes da reunião sentados no Salão Dourado
Com participação da Reitoria, da Prointer e do CH, reunião pautou a possibilidade de criar uma cátedra México-Brasil abordando temas estratégicos da cooperação acadêmica. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O professor Custódio Almeida, enfatizou que a proposta dialoga com uma estratégia mais ampla da Universidade no campo da cooperação internacional. “A Universidade tem estado bastante inclinada à composição de cátedras, para fortalecer esse formato que tem sido abraçado pelo nosso Colégio de Estudos Avançados (CEA)”, afirmou o reitor. Ele destacou também “o papel da Prointer na articulação de parcerias em pesquisa e mobilidade acadêmica, especialmente com países da América Latina”.

O diretor do Centro de Humanidades da UFC, professor Cícero Miranda, ressaltou que a Universidade já possui iniciativas consolidadas que dialogam diretamente com a cultura e a língua mexicanas. “Nós temos um grande projeto de extensão, vinculado ao Centro de Humanidades, denominado Casas de Cultura Estrangeira, e um desses centros é a Casa de Cultura Hispânica”, explicou. Segundo ele, diversos docentes vinculados ao projeto desenvolvem pesquisas e atividades relacionadas ao México, o que demonstra que essa aproximação institucional não parte do zero. Miranda lembrou ainda que a vice-reitora Diana Azevedo esteve recentemente em missão acadêmica no país, a convite da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reforçando esse movimento de internacionalização.

Imagem: Participantes da reunião sentados no Salão Dourado
Universidade já possui iniciativas consolidadas que dialogam diretamente com a cultura e a língua mexicana. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A professora Danyelle Nilin Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, lembrou que já existe cooperação acadêmica em curso entre pesquisadores da UFC e da Universidade Autônoma do México (UAM), o que cria um terreno fértil para novos acordos institucionais. “Em 2027, realizaremos na UFC o Congresso Brasileiro de Sociologia, e seria um prazer poder contar com representantes do país para enriquecer as discussões”, afirmou, reforçando a importância do intercâmbio científico para o fortalecimento das redes internacionais de pesquisa.

O encaminhamento imediato da reunião deve ser a articulação entre a Prointer e o CH, para avançar na elaboração da minuta do termo de cooperação, que pode envolver outras cátedras já existentes na UFC como Professor Martins Filho (Liderança Juvenil) e Luiza de Teodoro (Inteligência Artificial).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.