A FIEC recebeu, nesta quinta-feira (11/12), a visita do Embaixador do México no Brasil, Carlos Eugenio García de Alba Zepeda. O encontro, conduzido pelo presidente Ricardo Cavalcante, marcou um diálogo estratégico sobre novas frentes de parceria entre Ceará e México.
Recém-chegado ao posto - ele assumiu o cargo em novembro de 2025 -, o representante mexicano tem intensificado a agenda bilateral e incluiu Fortaleza como uma das primeiras etapas de sua missão. Na Casa da Indústria, acompanhado pelo Cônsul Honorário do México em Fortaleza, João Soares Neto, ele ouviu um panorama atualizado sobre o potencial econômico do Ceará, com destaque para energias renováveis, transição energética e o papel do estado em cadeias globais emergentes.
Cavalcante apresentou a atuação da FIEC nesse cenário, com ênfase nos estudos conduzidos pelo Observatório da Indústria Ceará sobre a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde e Data Centers e suas oportunidades no Ceará. O embaixador ressaltou a relevância das informações compartilhadas e a consistência técnica dos dados apresentados, destacando a energia e o comprometimento do presidente da FIEC.
“Eu tive uma reunião fascinante, importante, cheia de informação e pontos de reflexão sobre o que vem sendo feito no Brasil e no mundo. Tive, posso dizer assim, uma cátedra de um empresário apaixonado que quer posicionar no mundo o seu estado, a capital do estado, Fortaleza”, afirmou. Segundo ele, as análises e perspectivas apresentadas “trouxeram muitas ideias que, certamente, quero que os empresários e as autoridades do México conheçam para que passem a ver o Ceará com maior interesse e proximidade”.
O embaixador acrescentou que percebeu inúmeras oportunidades de cooperação econômica: “Entendi hoje muitas dessas oportunidades, entrei em detalhes e espero que possamos dar seguimento às conversas. Quero, inclusive, que tenhamos em breve uma missão empresarial do México no Ceará e, vice-versa, que mais empresários do Ceará possam visitar o México. O potencial de negócios entre os dois países é formidável e ainda está aquém do que poderia ser”.
Ao término da reunião, García de Alba reforçou que a visita ampliou sua visão sobre o estado e abriu novas possibilidades para aprofundar a cooperação empresarial entre México e Ceará, com perspectivas claras de avanço em agendas estratégicas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.